O Acre terá um Centro de Comando e Controle Integrado (CCC). O espaço abrigará os órgãos que fazem parte do Sistema de Segurança Pública (Sisp) e vai ajudar a obter recursos, além de facilitar a logística e o trabalho em integração.
Os recursos foram garantidos pelo governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Regina Miki, gestora da Senasp, detalhou o programa durante videoconfência realizada com 11 estados de fronteira. Todos os estados que foram sede da Copa do Mundo no Brasil já contam com a estrutura do centro de comando e controle integrado, e a partir dessas experiências positivas o Ministério da Justiça decidiu viabilizar a instalação de CCC em todas a unidades da Federação.
De acordo com Reni Grabner, secretário de Segurança do Acre, o Centro de Comando e Controle vai oferecer melhor condição de logística, facilitando a tomada de decisões, a execução das estratégias e ainda a otimização de recursos.
Um dos assuntos discutidos durante a reunião foi o alinhamento de operações conjuntas, que serão realizadas ainda este ano nas áreas de fronteira. Os dados do Núcleo de Análise Criminal da Sesp indicam uma redução de 27,5% no número de homicídios nas cidades fronteiriças de janeiro até o fim de setembro.
“As polícias têm trabalhado de forma integrada. Além das operações de rotina que cada uma realiza, a Força Nacional tem apoiado o trabalho de prevenção e fiscalização. Também tivemos muitos investimentos, principalmente da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, a Enafron, em veículos, equipamentos e capacitações. Tudo isso, somado a outros fatores, reflete bons resultados”, disse Graebner.