Acre tem um dos menores índices de acidentes de trabalho do país

Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo são fundamentais para evitar acidentes (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo são fundamentais para evitar acidentes (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

No mês de julho, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias das condições de segurança e saúde. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foi aplicado para garantir a proteção e direitos aos trabalhadores. De acordo com Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Brasil são registrados 700 mil casos de acidentes de trabalho por ano. No Acre o número de acidentes é inferior a 400 casos com trabalhadores.

Segundo Disneide Lopes, coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em 2013, foram notificados 304 casos de acidentes de trabalho graves no estado. Já em 2014, o número de notificações caiu para 242 casos.

Para a coordenadora à redução dos acidentes de trabalho é significativa e, evidencia que os trabalhadores estão se protegendo mais durante suas atividades laborais.  “Realizamos, durante o ano todo, campanhas de conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho, informando sobre a importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC). Com isso, o Acre está entre os estados brasileiros com menor índice de acidentes de trabalho, em todo o país”, afirma Disneide.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Leonardo Neder, o governo do Estado, juntamente com outras instituições públicas e privadas, têm investido na contratação de novos profissionais, como engenheiros de segurança no trabalho, por exemplo, visando a prevenção dos acidentes na construção civil. Diariamente, são realizadas reuniões alertando aos funcionários sobre a importância de usar os equipamentos de proteção coletivo e individual.

Paulo Rego é mestre de obras e desenvolve suas atividades na construção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/Acre). Ele diz que já atua na área da construção civil há mais de 21 anos. “Durante todos esses anos de trabalho nunca houve nenhum acidente com minha equipe”, garante, ao ressaltar a importância do uso dos EPIs e EPCs.

Medidas de Prevenção de Acidentes de trabalho

O engenheiro de segurança no trabalho da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Manoel Domingos, cita algumas medidas de prevenção importantes:

– O uso adequado dos EPIs (equipamentos de proteção individual)

– Alerta sobre riscos inerentes a sua função e os meios para prevenir e limitar tais riscos

Causas frequentes de Acidentes no Trabalho

– Trabalhos em altura, sem o uso do cinto de segurança.

– Trabalhador com sono, operando equipamentos.

– Uso de equipamentos de forma inadequada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter