Acre tem Sistema de Saúde melhor avaliado no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, a administração da saúde pública do Acre é considerada a mais bem avaliada do país (Foto: Arquivo Secom)

Pelo segundo ano consecutivo, a administração da saúde pública do Acre é considerada a mais bem avaliada do país (Foto: Arquivo Secom)

Pelo segundo ano consecutivo, a administração da saúde pública do Acre é considerada a melhor avaliada do país. Foi o que demonstrou a segunda pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde para medir o nível de satisfação das populações de todos os Estados brasileiros com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Denominada “Painel de Satisfação com o SUS”, a pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 37% dos acreanos avaliaram como “ótima e boa” a atuação do governo do Estado na área da saúde pública. Somando-se aos 37% dos que consideraram a atuação “regular”, a avaliação da atual gestão estadual da saúde foi aprovada por 74% da população acreana.

Denominada de “Painel de Satisfação com o SUS”, a pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 37% dos acreanos avaliaram como “ótima e boa” a atuação do Governo do Estado na área da saúde pública (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Denominada “Painel de Satisfação com o SUS”, a pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 37% dos acreanos avaliaram como “ótima e boa” a atuação do governo do Estado na área da saúde pública (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ao falar da pesquisa, o governador Tião Viana destacou que a liderança da gestão de saúde do Acre pelo segundo ano consecutivo “orgulha o povo acreano”, para o qual o governo vem procurando realizar, com muita humildade e determinação, um trabalho intenso em todas as áreas da administração pública, em especial a da saúde. “Com humildade, procuramos desenvolver um trabalho intenso em favor do atendimento de saúde pública à nossa população, principalmente às pessoas mais pobres”, assinalou o governador.

Segundo a pesquisa do Ministério da Saúde, o governo do Estado do Amazonas apresentou a segunda melhor avaliação do país, com 33% de sua população considerando a gestão estadual “ótima e boa”, vindo, em seguida, os governos do Ceará, com 25%, e do Paraná, com 23% de aprovação.

Pela pesquisa, a avaliação do governo do Acre superou de longe as avaliações dadas aos governos dos grandes Estados do país, que apresentaram percentuais de aprovação junto às suas populações bem inferiores aos percentuais dados à gestão pública acreana.

Pela pesquisa, a avaliação do Governo do Acre superou de longe as avaliações dadas aos governos dos grandes estados do país (Foto: Arquivo Secom)

Pela pesquisa, a avaliação do governo do Acre superou de longe as avaliações dadas aos governos dos grandes Estados do país (Foto: Arquivo Secom)

A saúde prestada pelo governo de São Paulo, por exemplo, foi considerada “ótima e boa” por 19% de sua população; a de Minas Gerais, por 24% de sua população; e a do Rio de Janeiro, por apenas 10%. A avaliação “ótima e boa” do Distrito Federal, que sedia a capital da República, foi de apenas 6%.

Somando-se a avaliação “ótima e boa” com a “regular”, a diferença da atuação do governo acreano e a atuação dos governos dos grandes Estados do país na área da saúde também foram significativamentes superiores. Enquanto o Acre apresentou 74% de aprovação geral, São Paulo apresentou aprovação de 60%; Minas Gerais, de 63%; e Rio de Janeiro, de apenas 48%. No Distrito Federal, a soma dos três conceitos foi de apenas 32%.

Na pesquisa que mediu o grau de satisfação de toda a população brasileira com o Sistema Único de Saúde (SUS), a população acreana também foi a que mais bem avaliou a saúde pública do Brasil. Segundo a pesquisa, 8% dos acreanos consideram a saúde pública brasileira como “ótima e boa” e 50% como “regular”, resultando numa aprovação geral da ordem de 58%.

Em segundo lugar na avaliação da saúde pública do país ficou o Amazonas, onde 10% de seus habitantes deram o conceito de “ótima e boa” e 45% de “regular”, resultando numa avaliação geral de 55%. Em terceiro lugar ficou o Paraná, cuja população concedeu avaliação geral de 49%, com 12% de “ótima e boa” e 37% de “regular”.

Os avanços e os desafios da área da saúde

Na última Expoacre, o estande da Secretaria de Estado Saúde mostrou os avanços e os desafios constantes em favor da crescente melhoria da qualidade dos serviços de saúde nos dois primeiros anos do governo Tião Viana.

O governador Tião Viana destacou que a liderança da gestão de saúde do Acre pelo segundo ano consecutivo “orgulha o povo acreano”, para o qual o governo vêm procurando realizar, com muita humildade e determinação, um trabalho intenso (Foto: Arquivo Secom)

O governador Tião Viana destacou que a liderança da gestão de saúde do Acre pelo segundo ano consecutivo “orgulha o povo acreano”, para o qual o governo vem procurando realizar, com muita humildade e determinação, um trabalho intenso (Foto: Arquivo Secom)

Foram mostrados, por exemplo, os avanços e desafios de programas como os da Saúde do Homem, Cuidando dos Seus Olhos e Saúde Itinerante, as medidas de combate à dengue e à malária, as ações de imunização, os mutirões de cirurgias, a ampliação do atendimento nas Uraps, a inauguração de novas unidades de saúde no interior, o Proacre, o apoio à saúde indígena e os transplantes, entre outros projetos.

Visando também a melhoria constante do atendimento da saúde pública, o governo do Estado instalou a Ouvidoria do SUS, que é um canal de comunicação entre o cidadão e o gestor do Sistema Único de Saúde criado para facilitar as manifestações dos usuários do sistema sobre os atendimentos prestados em hospitais e outras unidades de saúde. A Ouvidoria tem como missão promover o exercício da cidadania e fortalecer as diretrizes do SUS na busca da crescente qualidade dos serviços prestados.

Criada por meio de decreto do governador Tião Viana, a Ouvidoria atende de forma presencial no andar térreo do prédio da Sesacre. A população também pode entrar em contato, apresentando sugestões, reclamações, solicitações e elogios pelo número 0800 647 0404. As demandas podem ser encaminhadas ainda para o e-mail ouvidoria.sesacresus@ac.gov.br ou por carta, endereçada à Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, situada na Rua Benjamim Constant, 830 – Centro – Rio Branco/AC – CEP 69900-064.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter