Acre supera metas de vacinação em 2013

Durante o ano de 2013, foram realizadas três grandes campanhas de vacinação no país. A primeira, em abril e maio, contra a gripe, para crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos de idade, gestantes, idosos, indígenas e trabalhadores em saúde. A segunda, em junho e julho, contra poliomielite (paralisia infantil), para a mesma faixa etária. A terceira, em agosto, voltada para a atualização do calendário vacinal de crianças de zero a quatro anos, com esquema vacinal irregular.

Cada campanha de vacinação tem uma meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde (MS)

A campanha de multivacinação foi feita apenas para atualizar o calendário vacinal de crianças que estivessem com alguma vacina em atraso. Mais de 25 mil (25.905) crianças de zero a quatro anos receberam as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral e tríplice viral bacteriana (DPT).

Esforço conjunto

O sucesso das campanhas de vacinação reflete o esforço do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com os municípios e entidades, como conselhos municipais de Saúde, igrejas e associações de moradores, por exemplo.

“Em cada campanha, foram disponibilizados, aproximadamente, 1,5 mil profissionais de saúde, 305 postos de vacinação fixos e móveis, distribuídos em todos os municípios, além de carros, motos e barcos para os lugares de difícil acesso”, relata o gerente da Divisão de Estado de Imunização e Rede de Frio do Acre, Ivan Galvão.

Também foi realizada a vacinação em domicílio para a população rural, mobilização social com programas de agentes comunitários de saúde e programa saúde da família e monitoramento rápido de cobertura vacinal para identificação de faltosos.

“O Estado do Acre tem alcançado sua meta. Alguns municípios não conseguiram alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, por isso, nosso foco para o ano de 2013 foi intensificar as estratégias de campanha, levando a vacinação casa a casa para a população rural, e fazendo a busca ativa dos faltosos. Isso foi feito”, finaliza a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter