Produzido artesanalmente, o sabão ecológico (em barra e líquido) é feito a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. Na sexta-feira, 28, o Acre Solidário recebeu a doação de 205 pacotes de 500 gramas de sabão em barra e 160 litros de sabão líquido.
O produto é desenvolvido no Laboratório de Produtos Naturais da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).
“São oferecidas, ao longo dos anos, oficinas para que as comunidades também possam produzir o próprio material de limpeza”, destacou Luiz Augusto Mesquita de Azevedo, diretor-presidente da Funtac.
A produção de sabão caseiro é uma maneira de gerenciar resíduos. O óleo, que iria normalmente parar no lixo ou no ralo da pia, é transformado em produto de limpeza. Esse reaproveitamento traz benefícios ambientais e econômicos.
Os produtos foram repassados à coordenadora da campanha Rio Branco Amiga e primeira-dama de Rio Branco, Gicélia Viana. “É gratificante, e a gente fica muito feliz com essa parceria, que tem dupla função: proteger o meio ambiente e também manifestar solidariedade aos necessitados”, disse.
Posteriormente, as doações irão compor os kits de limpeza que estão sendo entregues às famílias que retornam para casa após a cheia do Rio Acre.
“A gente só tem que agradecer pela parceria e por essa mobilização de todos para ajudar as famílias neste momento de tamanha dificuldade”, finalizou Marlúcia Cândida, coordenadora do Acre Solidário.