Acre Solidário recebe doação de roupas confeccionadas por educandas do IDM e repassa a etnia indígena

O Acre Solidário entregou nesta quarta-feira, 17, mais de 1.200 peças de roupas para a comunidade Yawanawá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Acre Solidário entregou nesta quarta-feira mais de 1.200 peças de roupas para a comunidade Yawanawá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O projeto social Acre Solidário, em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM), entregou nesta quarta-feira, 17, mais de 1.200 peças de roupas para a representante da etnia Yawanawá, Raimunda Putani Yawanawá. O ato de entrega aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Campos Pereira.

A primeira-dama do Estado e coordenadora do Acre Solidário, Marlúcia Cândida, explicou que as roupas foram confeccionadas por educandas de um curso de corte e costura promovido pelo Instituto Dom Moacyr e doadas ao projeto social.

“O IDM fez a doação ao Acre Solidário e nós doamos aos Yawanawá por saber que eles estavam necessitados. Isso fará toda a diferença para os Yawanawá, ainda mais agora que se aproxima o período de inverno. Essa parceria com o IDM mostra que o trabalho do Acre Solidário tem credibilidade com a sociedade”, disse Marlúcia.

A primeira-dama do Estado e coordenadora do Acre Solidário, Marlúcia Cândida, explicou que as roupas foram confeccionadas por educandas de um curso de corte e costura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A primeira-dama do Estado e coordenadora do Acre Solidário, Marlúcia Cândida, explicou que as roupas foram confeccionadas por educandas de um curso de corte e costura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Raimunda Putani Yawanawá agradeceu a doação das peças de roupas e confirmou que elas serão bem-vindas na aldeia. “Somos índios, mas não andamos mais nus por aí. Nem podemos”, brincou.

A secretária de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, disse que a atitude de Marlúcia Cândida e das costureiras foi um presente. “Nós, da SEPMulheres, estávamos fazendo uma arrecadação tímida, por telefone, para ajudar os Yawanawá. Essa doação é muito melhor do que prevíamos”, contou a secretária

Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, explicou que as educandas que produziram as peças doadas fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa formar pessoas de baixa renda para que elas tenham oportunidade de qualificação e, assim, possam abrir pequenos negócios e ter melhorias na renda.

O IDM firmou uma parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) para que as concluintes do curso possam receber máquinas de costura para trabalhar e criar seus pequenos negócios. Além da SEPN, o instituto também tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter