Numa campanha relâmpago realizada nos últimos dois dias, o Acre Solidário, programa coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, conseguiu organizar uma série de doações para pessoas necessitadas atingidas pelo frio que nesta quarta-feira, 24, chegou a registrar 8°C na capital acreana. Através de doações de pessoas e entidades, foram reunidos mais de 300 cobertores, 100 agasalhos, além da organização de um sopão solidário feito por um grupo de amigos para pessoas necessitadas atingidas pelo frio, de moradores de rua a internos de casas de passagens.
{xtypo_quote}O objetivo é mobilizar as pessoas a realizarem esse ato de solidariedade. Pode parecer pouco termos apenas três noites de frio, mas para algumas pessoas que não tem como se aquecer essa é uma verdadeira calamidade. O governador Tião Viana também está presente ajudando e pediu para mandar uma palavra de conforto para essas pessoas.
Marlúcia Cândida, primeira-dama do Estado {/xtypo_quote}
A Comunidade Caminho de Luz, na estrada AC-40 foi a primeira a receber a visita da primeira-dama. Ela levou cerca de 50 cobertores para a entidade que abriga alguns moradores de rua, mas principalmente pessoas que vem a Rio Branco para tratamento médico e não tem onde ficar. Para José Muniz, que coordena a comunidade junto com sua mulher, “Nós temos pessoas que vem de tão longe pra ficar aqui e muitas estão sofrendo nesse momento com esse frio. Esse gesto que a primeira-dama traz pra gente é tão bom, traz tanto conforto”, disse.
Noite adentro, Marlúcia se concentrou nas doações e fez questão de expressar a cada beneficiado que os donativos eram frutos da solidariedade de muitos acreanos. Ela se dirigiu a Casa do Seringueiro, outra casa de passagem para pessoas em tratamento de saúde. O lugar surgiu quando Edvaldo Paes transformou sua própria casa em um abrigo. Com 42 pessoas usando o espaço, o clima de união ficou ainda maior com a visita e doações. Para Edvaldo, “É muito bom saber que tem alguém que olha por nós, nos dá ajuda, nos traz um conforto. Temos apoio do governo do Estado para manter a casa e essa visita da Marlúcia só nos traz mais felicidade”.
Outro ponto visitado pela equipe do Acre Solidário foi a Casa do Índio (Casai). Lá, dezenas de indígenas se reúnem em alojamentos enquanto procuram serviços na capital, principalmente em tratamento de saúde. Entre os índios hospedados na Casai está Francisco Nivaldo, da etnia Kaxinawa, para ele esse momento significa, “Um gesto nobre e bonito. Eu fico muito grato”.
Além dos donativos de cobertores e agasalhos, amigos do Acre Solidário organizaram um sopão para ajudar instituições e moradores de rua durante a noite fria desta quarta em Rio Branco. Marlúcia Cândida fez questão de agradecer a todos os colaboradores, que usaram a cozinha do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, por meio da ajuda da diretora da escola e disse que, “sem vocês realmente o Acre Solidário não tem forças. Porque quem tem amigos tem um tesouro”, finalizou.
Galeria de imagens