Pacientes atendidos pelo Programa de Atendimento Domiciliar ganham um presente especial para as festas de fim de ano
O Acre Solidário, campanha beneficente comandada pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, realizou mais um ato de carinho e respeito ao próximo em dificuldades: a entrega de cestas natalinas a pacientes atendidos pelo Programa de Atendimento Domiciliar (PAD).
As doações começaram nesta segunda-feira, 19, e devem chegar até as 25 pessoas atendidas pelo PAD na cidade de Rio Branco e mais dois pacientes no interior do Estado.
A primeira-dama Marlúcia Cândida realizou pessoalmente a entrega de algumas cestas junto com a coordenação do programa e membros do Samu, além da coordenadora de Urgência Estadual, enfermeira Lúcia de Fátima Carlos.
Foi uma forma de conhecer os pacientes, suas histórias, necessidades, mas, principalmente, a superação de momentos difíceis através de um forte ato de dedicação e entrega.
O PAD é um programa no qual são realizadas visitas diárias às casas de pacientes acamados que necessitam de cuidados especiais. São crianças traqueostomizadas, pessoas com sequelas graves de acidentes automobilísticos, entre outros casos específicos. Os cuidados são os mais variados – de curativos, preparação e aplicação de medicamentos a consultas médicas e fisioterapias.
É uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, incentivada pelo governador Tião Viana, com o objetivo de proporcionar assistência e vigilância à saúde em domicílio aos usuários do SUS que possuam problemas de saúde, dificuldade ou impossibilidade física de locomoção provisória ou permanente, com garantia de continuidade de cuidados integrados à rede de assistência.
Superação
Entre as pessoas atendidas pelo PAD através da equipe do Samu, está a jovem Ana Catrine Nascimento, 4 anos, que tem paralisia cerebral. Morando com a mãe no Residencial Buriti, numa das casas construídas e doadas pelo governo federal e estadual através do programa Minha Morada, Ana Catrine precisa de cuidados diários que apenas o serviço do Samu pode oferecer de forma gratuita e com qualidade, além de toda uma assistência social.
“Estamos aqui trazendo uma cesta de produtos especiais para proporcionar uma alegria a vocês neste Natal”, disse Marlúcia Cândida, ao passar a ecobag com produtos especiais para uma ceia natalina a Roselene da Conceição, mãe de Ana Catrine, que ficou emocionada. “Que Deus abençoe vocês. Este já é o segundo Natal que eu consigo passar com minha filha em casa”, disse. A primeira-dama lembrou que “o governador Tião Viana também manda um abraço”. A cesta é de produtos captados através das campanhas do Acre Solidário, mas o Chester é uma doação do Supermercado Araújo.
Outra pessoa atendida pelo PAD que recebeu sua cesta das mãos da primeira-dama foi Nizeane da Silva, de 29 anos. A mulher sofreu um terrível acidente em outubro do ano passado, ao ser atingida por um caminhão e perder grande parte da musculatura da perna. Hoje Nizeane se encontra bem melhor, mas precisa de cuidados diários e troca de bandagens. Ela também se emocionou ao receber a visita da equipe do Samu e sua cesta direto da primeira-dama. “Não fosse esse pessoal do Samu e vocês… são uns anjos”, reconheceu.
O Samu no Acre
Em agosto de 2004 foi publicada uma portaria pelo Ministério da Saúde que dava início à implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu-192.
As ligações são recebidas nas centrais de regulação – uma em Rio Branco e outra em Cruzeiro do Sul -, e a necessidade de deslocamento e o tipo de viatura são analisados pelos médicos que ficam de plantão na escuta 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A proposta do Samu é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas da população, além de ser responsável pelo componente de Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.
Entre atendimentos, orientações médicas e transferências, em 2010 foram realizados mais de 54 mil procedimentos. A maior parte dos chamados – mais de 16 mil ligações – é para atendimentos clínicos de adultos, seguido pelos traumas e causas externas, que somam 9.500 ligações.