A Organização Não-Governamental Jovens com uma Missão (Jocum) integra a rede responsável por cadastrar as famílias atingidas pela enchente e realizar a distribuição dos donativos arrecadados pelo Acre Solidário. Nesta terça-feira, 26, foram entregues 320 cestas básicas, quatro mil peças de roupa, 300 caixas de biscoito e 211 kits de limpeza aos representantes da entidade. Os donativos serão destinados às pessoas atingidas pela enchente deste ano que moram na região do bairro Preventório, em Rio Branco.
As igrejas católicas e congregações evangélicas também estão recebendo as doações para encaminhar às vítimas. “As igrejas e Ongs estão sendo convidadas a participar desse momento de entrega das doações recebidas pelo Acre Solidário. Estamos compartilhando a tarefa por confiar nas entidades e por saber que eles conhecem a comunidade, sabem quem ainda não recebeu os donativos e quem realmente foi atingido pela enchente”, destacou a primeira-dama e coordenadora do Acre Solidário, Marlúcia Cândida.
A Jocum desenvolve um trabalho voluntário com o objetivo de restaurar as famílias. Para isso, mantém seis casas de recuperação e de abrigo. Em casas separadas, adolescentes, mulheres e homens recebem orientação para a reabilitação da dependência química. Meninas que sofreram abuso sexual também recebem atenção especial e são mantidas em um ambiente específico.
De acordo com a missionária Rebeca Baston, as jovens da Casa Ester irão entregar nas casas um convite para que as famílias que irão receber os donativos participem da palestra que será ministrada por uma nutricionista no sábado, 31, na sede da Jocum. “Para nós, que trabalhamos na recuperação de famílias, fazendo todo um trabalho de aconselhamento, é muito importante poder fazer parte dessa ajuda que está sendo dispensada às pessoas atingidas pela enchente”, disse.