O Programa Acre Solidário, em parceria com a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), vai promover, do dia 12 a 14 deste mês, a segunda edição do Brechó de Natal. A meta, este ano, é dobrar o valor arrecadado em 2011, que foi de R$ 48 mil.
O Acre Solidário, criado em 2011, é uma iniciativa do governo do Estado e conta com parceiros da sociedade civil. É coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida das Neves e tem beneficiado muitos acreanos, como no caso do socorro oferecido às famílias que sofreram com a última enchente do Rio Acre.
A Cades tem 15 funcionários e 28 entidades filiadas que desenvolvem trabalhos na área da saúde. São casas terapêuticas, centros de recuperação e grupos de ajuda. Além disso, mantém três casas de apoio, uma delas na cidade de Goiânia (GO), que recebe pacientes que fazem tratamento fora de domicílio. Em 2012, o número de entidades atendidas pelo Brechó de Natal será ampliado, e mais duas serão beneficiadas com o valor arrecadado.
As instituições são: Casa de Passagem do Universitário, Casa de Passagem de Goiânia, Casa de Apoio à Saúde do Seringueiro, Associação Amigos do Peito, Projeto Arco-Íris, Associação de Pais e Amigos de Dependentes Químicos (Apadeq), Desafio Jovem Peniel, Associação Caminho de Luz, Instituto Restauração de Vidas (IRV) e Jovens Com Uma Missão (Jocum).
Leonir Pithan Dill, da Associação Caminho de Luz, mantida por doações e convênios com o Estado e que atua no tratamento terapêutico da dependência química desde 2001. Ela diz que a instituição está empenhada na organização do Brechó e torcendo pelo sucesso da iniciativa. No ano passado o valor arrecadado foi utilizado pela associação na compra de material de consumo como lençóis, toalhas, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal, e na melhoria da qualidade de vida dos internos.
Outra entidade beneficiada é a Associação Amigos do Peito, que foi criada em 2002 e mantém há mais de sete anos uma casa de apoio àqueles que fazem tratamento contra o câncer. A casa tem 37 internos, entre pacientes e acompanhantes. Em sua maioria, são pessoas de baixa renda vindas de cidades do Acre, Amazonas, Bolívia e Peru, que ficam, no mínimo, três meses hospedadas. “Somos muito bem tratadas aqui e sei que manter tudo isso custa caro”, diz Luciene Ferreira, do sul do Amazonas, que acompanha a mãe, Damiana, no tratamento em Rio Branco. “Espero que muitos possam colaborar no Brechó de Natal para ajudar quem precisa”, diz.
Veja onde fazer sua doação, até o dia 7 de dezembro, sexta-feira:
{xtypo_rounded2}
– Todas as secretarias do governo estadual
– Cades
– Lojas VLG
– Ok Magazine
– Dex Jeans
– Destak Modas
– Unimed
– Lions Club
– Contém 1 grama
– Fieac
– OCA
– Adcos
– Grande Loja Maçônica
– Caixa Econômica
– Banco do Brasil
{/xtypo_rounded2}