O Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES/AC) e o Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco (CMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, promoverá o II Fórum do Controle Social da Amazônia nos dias 10, 11 e 12 de julho no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (Firb/Faao). Durante o fórum serão debatidos os temas: financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), controle social e o Plano de Saúde da Amazônia Legal (Psal).
A expectativa dos organizadores é a participação de cerca de 450 pessoas, dentre as quais conselheiros de saúde do Acre e de outros estados do Norte e da Amazônia Legal, gestores e trabalhadores de saúde, além dos acadêmicos das áreas afins e a população civil organizada.
“O Acre sediará o II Fórum do Controle Social do SUS da Amazônia para que sejam discutidas entre os membros dos conselhos de cada região, as políticas públicas de saúde, e a troca de experiências de cada um, no intuito de construir e implementar a uma saúde de qualidade e mais resolutiva para a população”, explica a coordenadora do fórum Elisama Lima.
Dentre os assuntos debatidos no evento estão: gestão estratégica e participação no SUS, avanços e desafios dos Conselhos Saúde, financiamento e gestão pública, o papel dos conselhos, privatização e precarização do trabalho na saúde, autonomia financeira dos conselhos de saúde, o papel do controle social na política pública de saúde; responsabilidade e caminhos dos conselhos de saúde junto aos órgãos de controle, parceiro da gestão na construção do SUS.