O 1º Seminário sobre Pecuária Leiteira do Acre foi aberto oficialmente na terça-feira, 2, tendo como objetivo qualificar produtores, áreas técnicas e alunos de escolas rurais para o melhoramento do setor leiteiro do estado.
O evento é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Acre (UFAC), Secretaria de Agropecuária do Estado (SEAP), Secretaria de Extensão e Produção Familiar (Seaprof), Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Federal do Acre (IFAC) e Embrapa. Participaram do encontro pecuaristas, técnicos, professores e alunos.
“Por ser o primeiro debate e troca de experiências, podemos esperar que iremos melhorar a qualidade do trabalho ao usarmos nas ações de campo, além de multiplicar as técnicas apresentadas durante as apresentações com as comunidades que não puderam se fazer presente” disse a aluna da Escola da Floresta, Aligia Souza.
O estado é um grande produtor de leite, chegando à margem de 500 mil litros por mês, fora o que é consumido nos empreendimentos pela comunidade local. O seminário terá continuidade até o próximo dia 04 de julho, no período da manhã e tarde no anfiteatro da Ufac.
“Essa troca de experiências só vem fortalecer o contato entre as esferas de produção, futuros produtores e multiplicadores dessas qualificações que serão apresentados durante o encontro. O governador Tião Viana é um dos maiores incentivadores dessa multiplicação de conhecimento e incentivador da produção industrial” destacou o secretário de Extensão e Produção Familiar, Lourival Marques.
O evento conta com especialistas no assunto com é o caso do doutor Ivo Pivatto, que veio de Brasília para contribuir com a qualificação da produção e comercialização. “O Acre é um exemplo para os demais estados, pois além de possuir a melhor carne para consumo, está em constante busca pelo aprimoramento da produção leiteira e industrialização da matéria. Mas pelo fato de estar preocupado em aumentar sua produção, já se mostra um futuro forte concorrente para as grandes capitais” disse Pivatto.