A cerimônia de abertura da 35ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo aconteceu nesta sexta-feira, 11, no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. A copa é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Federação Acreana de Ciclismo (FAC) e será realizada entre os dias 11 e 13 deste mês. O evento conta com o apoio e a intermediação da Secretaria de Estado Educação e Esporte (SEE).
Leia mais Segunda edição de “Nadando com Armando Nogueira” amplia inclusão de jovens |
O circuito será na Avenida Amadeo Barbosa, próximo à Arena da Floresta, e envolverá três provas: contra relógio individual, resistência e provas de circuito. As equipes são divididas pelas categorias elite, júnior, juvenil, master, veteranos e feminino. O Estado que obtiver o maior número de pontos na classificação geral será o campeão.
De acordo com o diretor técnico Mário Barbosa, a competição reúne aproximadamente 120 ciclistas, de 10 Estados das regiões Norte e Nordeste. “As federações de ciclismo de cada Estado foram responsáveis pelas inscrições e organização do evento. Por meio da sua classificação, os ciclistas disputam o ranking nacional”, afirma o diretor.
O presidente da FAC, Santos Vidal, disse que as dificuldades são muito grandes, mas o evento é gratificante. “Apesar de dificuldades, como custo das passagens, estamos muito felizes por sediar a copa de ciclismo pela primeira vez este ano, pois é uma competição de grande magnitude.”
Segundo o presidente da CBC, José Luiz Vasconcelos, a modalidade cresce a cada ano no Estado do Acre. “Notamos que o ciclismo no Acre está bem desenvolvido, principalmente quando se trata da infraestrutura das ciclovias do Estado.”
O prefeito Raimundo Angelim esteve presente à abertura do evento. “Hoje, o ciclismo é um dos esportes mais praticados do mundo e não se limita por distinção de classes, além de ser muito saudável. Tenho esperanças de que nas Olimpíadas 2016 os brasileiros terão o seu melhor desempenho”, disse.