povos da floresta

Acre sedia o 1° Encontro de Etnoturismo da Amazônia

Nesta sexta-feira, 20, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), renovou seu compromisso com os povos da floresta, sediando o 1° encontro de Etnoturismo da Amazônia. A abertura da programação se deu no Teatro Hélio Melo e no Hotel Jardins Guesthouse, respectivamente, na presença do governador Gladson Cameli e de representantes do grupo de trabalho Rotas Amazônicas Integradas (RAI).

A abertura oficial aconteceu no teatro Hélio Melo, no centro de Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em conjunto, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins buscam estratégias que visam divulgar e fortalecer o turismo da região. Este ano, o eixo trabalhado é o etnoturismo. E por atuar fortemente neste segmento, o Acre foi escolhido para sediar o evento.

“Temos 36 terras indígenas reconhecidas pelo governo federal, distribuídas em 12 dos 22 municípios acreanos. Muitas delas já recebem turistas nacionais e internacionais toda semana. Precisamos perpetuar esse conhecimento e costumes dos nossos povos indígenas, trazendo incentivos que fomentem ainda mais o turismo na região, e firmo hoje aqui meu compromisso”, disse o governador.

O governador ficou seu compromisso de incentivo ao Etnoturismo durante o evento. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a abertura, a Seet apresentou seu Plano de Políticas Públicas voltadas ao Etnoturismo e Sustentabilidade do estado, assim como o Plano de Desenvolvimento do Turismo nas regiões do Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá. Representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do estado de Roraima/Boa Vista, também fizeram apresentações.

“O Acre se tornou uma referência do Etnoturismo. Não é à toa que estamos sediando este primeiro encontro do grupo de trabalho RAI. Temos nosso plano de desenvolvimento sustentável para o turismo em dia e estamos aqui para debater, discutir e trazer soluções viáveis que ajudem a fomentar cada vez mais o turismo em meio aos povos indígenas”, destacou o secretário da pasta no Acre, Jhon Douglas da Costa.

O evento de abertura contou com apresentações musicais e planos de planos estratégicos. Foto: Diego Gurgel/Secom

O representante da EmBratur, Gentil Venâncio, veio diretamente de Brasília para participar do encontro. Na sua oportunidade, reafirmou sua parceria junto ao grupo de trabalho e apresentou as ações da Agência aos presentes. “Não podemos perder essa oportunidade de colocar esses Estados da região Norte, com exuberâncias naturais, como destinos para esses turistas. Temos uma parceria com as Rotas Amazônicas Integradas e queremos fortalecer o turismo de vivência”, reforçou Gentil Venâncio, representante da Embratur.

A programação se estende até o próximo sábado, 21, trazendo várias atividades que refletem a beleza e grandiosidade da cultura indígena. O dispositivo será aberto ao público e contará com apresentações, desfiles de artesanato, exposição de painéis, roda de conversa e uma mostra de vivências das comunidades indígenas.