Acre sedia Ciclo de Capacitações do Selo Unicef Município Aprovado

Melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes na Amazônia Legal Brasileira é o principal objetivo do II Ciclo de Capacitações do Selo Unicef Município Aprovado edição 2013 – 2016, em Rio Branco, nos dias 6 e 7 de maio, no auditório do hotel Terra Verde.

Gestores afirmam que agenda dos direitos das crianças e adolescentes deve ser prioridade ( Foto: Diego Gurgel / Secom)
Gestores afirmam que agenda dos direitos das crianças e adolescentes deve ser prioridade ( Foto: Diego Gurgel/Secom)

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes. Dos 22 municípios acreanos, 18 participam do ciclo de capacitação.

Para a oficial de Monitoramento e Avaliação do Unicef, Emily Costa, os municípios que se inscrevem no selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica, e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um plano municipal de ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos.

“Ao fim do ciclo do Selo, os municípios que conseguirem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo Unicef Município Aprovado. O governo do Acre é parceiro do Unicef desde a edição passada, o que representa colocar os direitos das crianças no centro da agenda pública”,disse.

Gabriel Maia Gelpke, secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), enfatiza que o evento é importante por permitir a articulação das políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos e proteção das crianças e dos adolescentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter