Acre sedia 10º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação

O evento será coordenado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) em parceria com o governo e o Sebrae (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O evento será coordenado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) em parceria com o governo e o Sebrae (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No período de 30 de novembro a 3 de dezembro, Rio Branco será a capital nacional do empreendedorismo com a realização da 10ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O evento será coordenado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com o governo do Estado e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, nesta quarta-feira, 26, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, para falar sobre os preparativos para a realização do congresso. O Connepi é o evento mais importante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, pela primeira vez, será realizado no estado, onde o Ifac é o mais recente da rede, com apenas cinco anos de efetivação.

“Serão quatro dias onde os institutos federais de todo o Brasil estarão apresentando seus trabalhos na área de inovação e empreendedorismo”, conta a reitora do Ifac. O evento contará com um espaço para apresentação de ações e pesquisas, e o stand “Desafio de Ideias”, onde os alunos estarão apresentando projetos empreendedores que serão avaliados, selecionados e premiados por um grupo de pesquisadores.

Para o governo, o congresso científico é benéfico, uma vez que estimula o campo da pesquisa e das ideias inovadoras, além de fomentar o turismo e a economia acreana, já que o Estado trabalha o fortalecimento de ações empreendedoras. “A nossa luta é essa, de união, ser um governo parceiro para um povo empreendedor”, destaca Tião Viana.

O Sebrae estará fazendo todo o acompanhamento do “Desafio de Ideias”, para transformar esses projetos em negócios. Além disso, o evento será aberto ao público e contará com a apresentação de uma feira de economia solidária e pequenos negócios. Eventos culturais como shows de artistas locais e do instituto também estão inclusos na agenda.

“A expectativa é receber mais de três mil participantes de outros estados e a proposta do evento se assemelha à reunião anual da SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência], realizada no ano passado pela Ufac [Universidade Federal do Acre]”, comentou a reitora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter