Turismo e Empreendedorismo

Acre se prepara para o Salão Nacional do Turismo

O governo do Acre participará do Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil, a ser realizado pelo Ministério do Turismo, de 15 a 17 de dezembro, na Arena Mané Garrincha, em Brasília. O evento está sendo retomado pelo governo federal após 12 anos e pretende estimular os brasileiros a viajarem mais por destinos nacionais.

Por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com o apoio do Programa REM Fase II, da Secretaria de Estado da Casa Civil e da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi), o Acre será apresentado no evento nos eixos do turismo de natureza, etnoturismo, turismo de experiência, turismo de aventura e turismo de base comunitária, contando também com uma exposição do artesanato acreano, com produções associadas ao turismo.

Reunião preparatória com equipe técnica da Sete, Sepi e Sesc para o Salão Nacional do Turismo. Foto: Alice Leão/Sete

No evento serão apresentados, como produtos turísticos, os festivais indígenas, o Rio Croa, o Parque Nacional Serra do Divisor e a Trilha Chico Mendes. Além dessas quatro experiências, o estado também irá apresentar, com o apoio do Sesc/AC, uma mostra cultural com apresentação musical e pintura corporal com grafismos geométricos (kenês) do grupo indígena Saiti Munuti – Cantos e Encantos Yawanawá e oficina gastronômica promovida pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac/AC), ocasião em que serão elaborados pratos típicos e representativos da gastronomia acreana.

Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo durante reunião preparatória para o Salão Nacional do Turismo. Foto: Alice Leão /Sete

Na manhã desta segunda-feira, 11, o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, esteve reunido com a equipe da Sete, com a secretária Extraordinária de Povos Indígenas em exercício, Socorro Messias, e equipe, e a gerente de criação do Serviço Social do Comércio (Sesc), Nardia Chaves, para discutir os últimos detalhes da participação do Acre no Salão do Turismo.

“É muito importante a nossa participação, nosso empenho, que a gente, novamente, faça com que o nosso estado brilhe, como tem acontecido nos outros salões e feiras”, disse Marcelo Messias.