Acre registra queda de 5% nos homicídios

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), registrou uma queda nos homicídios de 5% de janeiro a 24 deste mês, comparando-se ao mesmo período do ano passado. O destaque vai para o interior do estado, que obteve uma queda nos homicídios de 21%, e nos municípios que fazem a linha de fronteira, 24%. Esses dados correspondem a mais de 170 homicídios de janeiro até agora, e 181 no mesmo período em 2013.

Visando o fortalecimento da segurança pública, o governo adquiriu viaturas (carros de passeio e caminhonetes), videomonitoramento (com 30 câmeras para capital), disque-denúncia, construção do novo quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estruturação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e a contratação de novos policiais por meio de concurso público.

A redução desse índice é devido a ações que os governos federal e estadual desenvolvem durante o ano. Uma delas foi a Operação Brasil Integrado Ação Fronteiras e Nordeste, que contou com 28 postos de fiscalização e prendeu mais de 20 pessoas.

“Diante do sucesso dessa primeira edição da operação, já estamos realizando um planejamento para a próxima ação dessa natureza, possivelmente entre o fim de 2014 e o início de 2015”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner.

Graebner acrescenta que a redução nos homicídios se dá por meio da continuidade dos planejamentos mais qualificados a partir da análise criminal e da inteligência, pois, na parte ostensiva, é realizada a Operação Saturação, pela Polícia Militar, que identifica as chamadas “manchas criminais” (locais onde ocorrem os maiores índice de violência), para energização do policiamento nessas áreas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter