Acre reduz em 88% o número de focos de queimadas na primeira quinzena de novembro

Em continuidade à redução que já vem ocorrendo desde o início do Ano, o Acre reduziu em 88% o número de focos de queimadas na primeira quinzena de novembro de 2023, se comparado com o mesmo período no ano passado. Os dados foram mapeados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e baseados no levantamento do Programa Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Acre reduz em 88% o número de focos de queimadas na primeira quinzena de novembro. Foto: Pedro Devani/Secom

O estudo mostra que, de 1º a 15 de novembro de 2022, o número de focos de calor no estado foi de 896, sendo que em 2023, no mesmo período, foram detectados 108 focos, o que representa redução de 88%.

O governo do Estado tem atuado, junto aos órgãos de comando e controle ambiental, para combater os ilícitos ambientais. “Esses números mostram que o trabalho integrado entre os diversos órgãos que fazem parte da pauta ambiental tem dado certo, com excelentes resultados”, disse o governador Gladson Cameli.

Os números positivos vêm sendo alcançados desde o início do ano. O número de focos de queimadas, de 1º de janeiro até 15 de novembro de 2022, foi de 11.804, sendo que em 2023, no mesmo período, foram 6.506 focos, numa redução de 45%.

A secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, agradece o suporte dos órgãos envolvidos nas ações de combate e controle aos incêndios ambientais e afirma que a atuação conjunta não para: “Estamos em um período crítico em relação às mudanças climáticas, não apenas no Acre, mas em todo o Brasil. Essa redução de quase 90% vem em meio a esse período de estiagem. Agradeço ao governador, Gladson Cameli, pela liderança, e agradeço, ainda, a união de todos os órgãos, o que é fundamental para que os resultados cheguem”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter