Acre recebe última etapa da expedição Rally da Pecuária

Mais de 300 pecuaristas do estado participaram do Rally da Pecuária em Rio Branco (Foto: Leônidas Badaró)
Mais de 300 pecuaristas do estado participaram do Rally da Pecuária em Rio Branco (Foto: Leônidas Badaró)

Os principais pecuaristas do estado do Acre participaram na noite de quinta-feira, 9, da expedição denominada Rally da Pecuária, que percorre as principais regiões produtoras da bovinocultura brasileira.

A intenção do projeto, que existe há seis anos, é viajar por todo o país levantando informações, por meio de equipes técnicas, produzir um retrato fiel da atividade e ampliar o conhecimento sobre a pecuária no Brasil.

O Rally da Pecuária teve largada no dia 11 de abril na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e já passou pelos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre, totalizando mais de 60 mil quilômetros percorridos.

No encontro em Rio Branco, os pecuaristas acreanos responderam a um questionário que levanta, entre outros dados, áreas de pastagens e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Com esses dados e também com visitas a algumas propriedades rurais, o projeto consegue ter um parâmetro de cada estado na qualidade dos pastos e das fazendas, evolução do rebanho e as tecnologias utilizadas em cada região do país.

“Existe uma lacuna no que diz respeito à informação da pecuária brasileira. Não temos, por exemplo, nenhum levantamento rigoroso sobre qualidade das pastagens no país”, afirma Maurício Nogueira, coordenador do projeto.

Representantes da pecuária do Acre elogiam iniciativa

José Carlos Reis foi convidado do evento e destacou o desafio do acesso de novas tecnologias aos pecuaristas do estado (Foto: Leônidas Badaró)
José Carlos Reis foi convidado do evento e destacou o desafio do acesso de novas tecnologias aos pecuaristas do estado (Foto: Leônidas Badaró)

A sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foi tomada por centenas de pecuaristas do estado interessados em participar do evento.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária no Acre (Fundepec), Alcídes Teixeira, falou da importância do Acre ser um dos estados escolhidos pelo projeto. “O importante é o conhecimento de toda a cadeia produtiva e comercial que é proporcionado aos criadores de gado, mostrando o que é preciso ser feito para que o produtor tenha mais eficiência na sua produção”.

José Carlos Reis, secretário Estadual de Agricultura e Pecuária (Seap), foi um dos convidados do e afirmou da necessidade do acesso à tecnologia. “Esse tipo de atividade é sempre muito bem vinda porque sabemos que é preciso verticalizar a produção. Melhorar a genética é um desafio e informação é extremamente importante”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter