Acre recebe primeira Estação da Biblioteca Virtual em Saúde

Portal reúne a maior coleção de fontes de informação em saúde do país

bvs.jpg

Com o objetivo de promover, ampliar e democratizar o acesso ao conhecimento científico e técnico atualizado visando atender às necessidades de informação em saúde, foi inaugurada na manhã de terça-feira, 17, na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Unidade Descentralizada do Instituto Dom Moacyr, a Estação BVS Brasil.

A BVS Brasil é parte integrante da Rede da Biblioteca Virtual em Saúde da América Latina e Caribe. Seu Portal Nacional reúne o conjunto das iniciativas temáticas e institucionais na BVS e apresenta em um único espaço na web a maior coleção do país de fontes de informação em saúde. Traduz o ranking da produção científica brasileira nas bases especializadas e internacionais. A criação da BVS Brasil foi realizada por meio da parceria do Ministério da Saúde com a BIREME/Organização Pan-Americana da Saúde.

Para a representante da BIREME, Elizabeth Biruel, a Estação BVS significa a inclusão digital do Estado às fontes de informação de qualidade a todos os profissionais da área de saúde. "Qualquer profissional pode ter acesso aos conteúdos pelo site www.bvs.br. É um espaço virtual que tem como meta  promover o acesso e a disseminação de fontes de informação sobre saúde suplementar produzidas pelo Ministério da Saúde e por instituições parceiras", afirma.

A BVS oferece áreas temáticas como saúde do trabalhador, alta complexidade, humanização, ciência e tecnologia, vigilância em saúde, saúde suplementar, participação e controle social, entre outras.

Para a coordenadora-geral da Escola de Saúde, Anna Abreu, "receber essa ajuda do Ministério da Saúde é de grande valia na busca do conhecimento científico. Esta é a primeira Biblioteca Virtual de Saúde do Acre, orgulho para a escola e para o Instituto Dom Moacyr, pois estaremos disponibilizando novos caminhos para o conhecimento em saúde com informações de qualidade e de forma gratuita", observa.

Atualmente são mais de 18 milhões de registros bibliográficos disponibilizados na web, com informações de credibilidade e de fácil acesso para atender as necessidades de informações em saúde de autoridades, gestores e profissionais da área.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter