Reforço

Acre recebe mais dez UTIs para Covid-19 neste domingo

Equipamentos vão permitir abrir mais uma ala no Pronto-Socorro de Rio Branco para pacientes infectados por coronavírus em estado grave

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) recebeu mais dez leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), no final da tarde deste domingo, 26, em Rio Branco. Os equipamentos, avaliados em mais de R$ 1,4 milhão, vão se somar aos dez leitos de UTI que já funcionam no 5º andar do Pronto-Socorro de Rio Branco, destinado a pacientes em estado grave por contaminação de Covid-19.

Governador Gladson Cameli com secretários durante o desembarque de dez novas UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19 no Acre Foto: Cedidas

“Com estes dez novos leitos, ampliamos a oferta das unidades de terapia intensiva para aqueles pacientes que fazem parte do grupo de risco. São para essas pessoas que em situações de agravo vão poder contar com esses novos leitos”, afirma o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene.

O governador Gladson Cameli esteve pessoalmente no PS, com outros secretários, para acompanhar o desembarque dos aparelhos. “Estamos, com o Ministério da Saúde, promovendo os esforços necessários para que possamos atender da melhor forma nossa população. Mas é preciso que as pessoas façam a sua parte, tomando todas as medidas preventivas para conter o avanço da pandemia”, ressaltou o governador.

Equipamentos de UTIs são levados para o interior do PS, ampliando o número de leitos Foto: Cedidas

Na tarde deste domingo, a UTI Covid, localizada no 5º andar do Pronto-Socorro de Rio Branco, seguia com uma vaga aberta, dos dez leitos montados. O reforço com os novos dez leitos de UTI permitirão dobrar a capacidade de atendimentos de pessoas graves e eles já passam a funcionar nesta semana.

Secretário de Saúde, Alysson Bestene, com o governador Gladson Cameli, o secretário de Infraestrutura, Ítalo Medeiros e o diretor-geral do Hospital de Urgência e Emergência, Areski Peniche, durante o desembarque de dez novos leitos de UTIs exclusivos para pacientes com Covid-19 no Acre Foto: Cedida

A partir de agora, o número de leitos de UTI fica assim: no PS, eles sobem para 20, com outros 30 em preparação. No Instituto de Traumatologia e Ortopedia, o Into, dez estão ficando prontos para os próximos dias, com previsão para outros 70, em breve, e em Cruzeiro do Sul, oito já estão prontos, porém, não ocupados, com outros quatro em preparação. Brasileia também ganhará em breve oito leitos de UTI.

Neste domingo, 26, pelo menos 21 novos casos oficiais de contaminação por coronavírus foram registrados no Acre. As informações são do Centro de Infectologia Charles Mérieux, repassadas ao Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.

Desse modo, o número total de registros saltou de 258 para 279 contaminados.

Os novos casos confirmados são de 15 mulheres e 6 homens. Até o momento são 2.295 casos notificados, dos quais 1.434 foram descartados e outros 582 seguem aguardando análise laboratorial. O número oficial de mortes pela doença é de 11 casos.