Acre recebe II Seminário da Rede Brasileira do Bambu

Objetivo do encontro é avaliar e consolidar os avanços no desenvolvimento tecnológico do bambu desde a estruturação da rede, em 2006

seminario_bambu_01.jpgPromovido pela Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Seped/MCT), com a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e execução da Universidade de Brasília, por meio do Centro de Pesquisa e Aplicação do Bambu e Fibras Naturais (CPAB/UnB), o II Seminário da Rede Brasileira do Bambu-RBB: consolidação e perspectivas irá avaliar e consolidar os avanços no desenvolvimento tecnológico do bambu desde a estruturação da rede, em 2006. 

O evento ocorre em Rio Branco, Acre, de 25 a 28 de agosto de 2010. Entre as atividades previstas, a divulgação e análise das pesquisas do edital MCT/CNPq/CT-Agro 25/2008; o lançamento nacional da Redebambu-BR; o fortalecimento dos laços entre as pesquisas e demais trabalhos técnico-profissionais do bambu e os setores sociais e produtivos; e a construção da
continuidade da operacionalização da rede.

Na programação, estão previstos palestra de abertura com o professor chinês Zhou Zhaduo; anúncio do Inventário Florestal pelo Ministério do Meio Ambiente; apresentação das pesquisas contempladas pelo edital de 2008; e mesas redondas. No dia 28, haverá uma visita ao tabocal do Acre.

O seminário terá também novas seções, como mostra de cartazes sobre trabalhos acadêmicos, prático-profissionais e culturais e exposição de tecnologia e produtos de bambu. Ao fim do evento, serão editados os Anais com trabalhos científicos, culturais e técnico-profissionais selecionados pelo Comitê Científico. A RBB também vai reeditar os Anais do Seminário Nacional de Estruturação da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu, realizado em 2006.

Apoiam o evento a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae) e a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac).

Acre

O Brasil tem a maior diversidade de bambu das Américas e uma das maiores reservas nativas do mundo fica no Acre. A escolha do estado para sediar o segundo seminário da RBB é estratégica e representa um impulso para o aproveitamento da potencialidade do lugar e o fortalecimento do grupo de pesquisa local.

CPAB/UnB 

O CPAB/UnB foi criado em 2007 para integrar e desenvolver pesquisas com bambu que despertassem o interesse do setor produtivo e governamental. O foco do trabalho é o fomento ao desenvolvimento tecnológico da planta, com a produção de materiais novos para as cadeias produtivas e de valor social do bambu. Originado de um projeto experimental com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, o Centro coordena a articulação da Rede Brasileira do Bambu-RBB. 

SERVIÇO

II Seminário da Rede Brasileira do Bambu-RBB: consolidação e perspectivas
Data: 25 a 28 de agosto
Local: Centro Empresarial Sebrae – v. Ceará, n º 3.693, Estação Experimental

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter