O secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, e o técnico do Departamento de Difusão e Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema), Adriano Alex Santos e Rosário, participaram do lançamento de publicação do livro “Exemplos de ações educativas e práticas sustentáveis no campo brasileiro” e do Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, integrantes do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF).
Os eventos ocorreram entres os dias 28 e 30 de Novembro, na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. A proposta do Seminário era mostrar e discutir as experiências selecionadas as boas práticas, demonstrando os diferentes aspectos e abordagens existentes neste tipo de ação.
Estavam presentes os expositores, representando as 25 experiências selecionadas para a publicação; representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e suas vinculadas, Semas, representantes de órgãos governamentais federais (MEC, MDA, Incra e Mapa), universidades, institutos federais, representantes de Conselhos (Conama) representantes de movimentos sociais do campo (Sindicatos), agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), dentre outros.
O secretário e o técnico receberam das mãos do primeiro Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Paulo Nogueira Neto, e do diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Sérgio Diniz, o certificado de reconhecimento de boas práticas ambientais, com a experiência “Mochila do Educador Ambiental”, uma importante ferramenta na formação de educadores rurais.
Edegard de Deus conta que foi emocionante receber o certificado das mãos de Paulo Nogueira, um sábio do Meio Ambiente e um grande amigo do Acre. Falou ainda que o certificado é o reconhecimento à política sustentável implantada no Estado. “Este prêmio vem coroar o esforço de mais de treze anos de todos os dirigentes e técnicos que se esmeraram na construção do desenvolvimento sustentável na nossa terra”.
Para Adriano Alex, o seminário foi uma oportunidade de difundir as políticas públicas ambientais desenvolvidas pela Sema, bem como trocar experiências sobre práticas de educação ambiental no âmbito rural. “Esse trabalho é o reconhecimento do governo federal pelos relevantes trabalhos desenvolvidos pelo governo do Acre no que diz respeito ao desenvolvimento rural sustentável, que concilia desenvolvimento econômico com preservação dos recursos naturais”, afirmou.