Acre realiza segundo transplante de fígado em menos de uma semana

Um novo transplante de fígado foi realizado na noite de quinta-feira, 25, no Hospital das Clínicas (HC), em Rio Branco. O órgão foi doado pelos familiares de um jovem de 18 anos, vítima de traumatismo craniano, na cidade de Cruzeiro do Sul.

O transplante de fígado – o segundo do ano – foi conduzido pelo cirurgião hepático Tércio Genzini, uma das maiores referências em transplantes de fígado no Brasil, responsável pelas equipes de transplantes do Acre e do grupo Hepato de São Paulo.

O receptor do fígado, Francisco Vieira Pinto, é acreano e tem 39 anos, e desde setembro do ano passado aguardava na fila de transplantes. Também na quinta-feira, 25, outros dois transplantes de córneas foram realizados em pacientes locais que aguardavam pelo procedimento.

“Esse ano nós já realizamos cinco transplantes, graças ao sim das famílias doadoras, que se sensibilizaram para salvar as vidas. Então, nesse trabalho, nesse ritmo, vamos conseguir fazer muito mais neste ano de 2018 e salvar muito mais vidas, sendo que também vamos iniciar o transplante de pâncreas esse ano”, ressalta a coordenadora da Central de Transplantes do Acre, Regiane Ferrari.

Além de mais de 300 procedimentos viabilizados por meio do Tratamento Fora de Domicilio (TFD), outros 320 transplantes foram realizados no Hospital das Clinicas do Acre. Esse é o 32º transplante de fígado realizado no HC desde a criação da Central.

Somente este ano, cinco procedimentos foram realizados. Além dos dois de fígado, outros três pacientes receberam novas córneas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter