Acre realiza capacitação em equidade de gênero e mudanças climáticas

O governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), realizou a capacitação com enfoque em “Equidade de Gênero & Mudanças Climáticas”, do Projeto Janela B “Destravando e alavancando o desenvolvimento de baixas emissões”.

O projeto tem como executor a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Earth Innovation Institute (EII). O curso, com carga horária de 12 horas, foi realizado nesta terça e quarta-feira, 7 e 8 de novembro, no Salão Castanheira, do Hotel Diff, em Rio Branco.

Evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil com objetivo de fortalecer a pauta de gênero e clima. Foto: Neto Lucena/Secom

O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil com objetivo de engajar mulheres de diferentes perfis e também a população GLBT na pauta de meio ambiente e clima.

Além de serem capacitados a atuarem como multiplicadores, os participantes aprenderam sobre a importância do acesso igualitário aos benefícios das legislações estaduais climáticas e ambientais relacionados a projetos de Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+) e de Pagamento por Resultados (PSA).

Especialistas vieram ao Acre formar multiplicadoras(es) para maior engajamento do público feminino e população GLBT na temática ambiental. Foto: Neto Lucena/Secom

Outro ponto importante do encontro tratou acerca das estratégias de integração de gênero nas políticas de clima. Os participante contribuíram ainda para elaboração da matriz de priorização das ações e propostas do plano de ação para o Acre.

A capacitação foi ministrada pela especialista em equidade de gênero e inclusão socioambiental, Carolina Jongh, e Denise Maellaro, especialista em políticas públicas e cooperação internacional, com enfoque em gênero, ambas da consultoria Janela 8.

Participante contribuíram ainda para elaboração da matriz de priorização das ações e proposta do plano de ação para o Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, explicou que a iniciativa é parte dos requisitos para que o Estado possa revisar e atualizar as salvaguardas socioambientais do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), a fim de atender os novos acordos , no âmbito das conferências pelo clima, de forma participativa e inclusiva, a partir dos padrões nacionais e internacionais.

Presidente do IMC, Leonardo Carvalho, destaca que capacitação irá contribuir para atualização das salvaguardas socioambientais do Sisa. Foto: Neto Lucena/Secom

O Projeto Janela B conta com doação do Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Força Tarefa dos Governadores sobre Clima e Florestas (GCF-TF) e do Programa REM Acre Fase II.

Saiba mais

O projeto busca habilitar os estados da Amazônia Legal para acessarem o mercado regulado de carbono, por meio do Padrão ART/TREES (Padrão de Excelência Ambiental em REDD+).  A integração de gênero nos nove estados da Amazônia Legal é um dos critérios a serem cumpridos, levando em consideração as leis específicas de PSA e REDD+ em nível estadual, instrumentos de ouvidoria e participação social e protocolos de salvaguardas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter