O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner, encontra-se no Rio de Janeiro, onde participa, entre os dias 10 e 13, da Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.
Entre os assuntos em pauta estão o Projeto de Lei de Enfrentamento ao Crack e a proposta de modificações na Lei de Entorpecentes, para viabilizar o combate eficaz a esse e outros tipos de drogas.
O Enfrentamento ao Crak e Outras Drogas é uma campanha que vai ao encontro das diretrizes do governo federal e está inserida no Plano Estratégico de Segurança Pública. De acordo com o secretário Reni Graebner, o Acre é um dos 11 Estados brasileiros a ser contemplado com o plano Estratégico de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). Daí sua base de atuação no colegiado de secretários nacionais. “Ainda que o Acre seja um Estado com baixíssimos índices de registros de incidências com usuários dessa espécie de drogas”, ressaltou.
Para o secretário, não se descarta a possibilidade de as nossas fronteiras serem usadas pelos narcotraficantes como rota do tráfico internacional de drogas. “Por isso, temos que estar atentos, impedindo que essa droga entre no país através de nossa fronteira, disse. “Nós debatemos os problemas de cada Estado e como poderemos atuar de forma compartilhada com as políticas de segurança dos demais Estados da federação.”
O secretário acreano disse que o governador Tião Viana tem se empenhado pessoalmente para garantir a segurança da população. “Foi assim, por exemplo, na aquisição de 33 antenas Vsat’s, através do Serviço de Proteção da Amazônia (SIPAM), para garantir comunicação de qualidade em regiões isoladas da fronteira entre o Acre e municípios da Bolívia e Peru. Não por acaso, 2012 foi eleito o ano da Segurança Pública”, ressaltou.
Reni Graebner desembarca em Rio Branco nesta quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12, segue para Cruzeiro do Sul junto com o secretário adjunto Ermicio Sena, para mais uma reunião da Câmara Temática de Segurança Pública na Fronteira, na qual estarão presentes todos os gestores em segurança pública do Vale do Juruá.