Acre participa do primeiro intercâmbio de conhecimentos entre os executores do REM com Colômbia, Equador e Mato Grosso

O governo do Estado do Acre, por meio do Programa REM Acre – Fase II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), está participando entre os dias 18 a 22 de setembro do 1º Workshop REM: Intercâmbio de Experiências, em Letícia, na Colômbia.

Com o objetivo de discutir experiências, sucessos e desafios, o Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW) com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) reuniu as quatro jurisdições implementadoras do programa REM, sendo dois em estados brasileiros: Acre e Mato Grosso, e nos países Equador e Colômbia. A ideia é encontrar, compartilhar e alinhar os pontos para melhorar a gestão sustentável das florestas nos territórios.

Equipes técnicas dos programas REM estão reunidas com os doadores para uma troca de experiências, vivências e lições aprendidas. Foto: Cedida

Para a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Roseneide Sena, o primeiro intercâmbio é uma troca de experiências técnicas. “Esse intercâmbio busca alinhar as bases, diretrizes, lições aprendidas e os modelos de gestão dessas quatro experiências, onde os quatro Programas REM estão apresentando suas diretrizes de implementação, com suas especificidades e forma de execução”, destacou.

Coordenadora-geral do Programa REM no Acre, Roseneide Sena, apresentou os resultados da implementação do Programa REM no Acre. Foto: Cedida

O Visión Amazonía – REM Colômbia e REM Equador usarão o Programa REM Acre – Fase II como modelo de implementação para projetos futuros, com grande interesse pela experiência do subsídio concedido aos extrativistas da borracha e do murumuru, como também das bolsas para os agentes agroflorestais indígenas, apoiados financeiramente pelo programa no estado.

Além de reuniões técnicas, as equipes e doadores realizarão visitas aos territórios e comunidades beneficiadas pelos projetos do Visión Amazonía – REM, na Colômbia.

Sobre o Workshop

O 1º Workshop REM: Intercâmbio de Experiências visa criar uma plataforma de intercâmbio para compartilhamento de lições e experiências vivenciadas entre as jurisdições participantes do Programa REM. O workshop é organizado pelo KfW e a GIZ, e financiado pelo Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ).

Esta abordagem colaborativa melhora a compreensão dos esforços de conservação florestal no âmbito do programa REM e apoia na melhoria contínua no domínio da gestão florestal mais sustentável.

Coordenador geral do Visión Amazonía – REM Colômbia, José Yunis Mebarak, e o gerente de portfólio do Banco Alemão para o Desenvolvimento (KfW), Klaus Köhnlein, levaram as comitivas para conhecer os projetos desenvolvidos na Reserva Indígena San Sebastián. Foto: Cedida

Comitiva Acreana

Além da coordenadora-geral do Programa REM no Acre, Roseneide Sena, integram a comitiva acreana: o engenheiro florestal e coordenador do Programa REM no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Quelyson de Souza Lima; a engenheira agrônoma e coordenadora do Programa REM no âmbito da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Déborah Verçosa da Silva; a engenheira agrônoma e chefe da divisão de remuneração por serviços ambientais da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Suhelen de Souza Alves; e, representando a Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, o agente agroflorestal e presidente da Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac), José Marcondes Rosa, com o apoio do consultor internacional Dan Pasca, pela GFA Consulting Group.

Comitiva estará apresentando os resultados e lições aprendidas durante a implementação dos projetos no território acreano. Foto: Cedida

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter