Acre participa do Pavilhão Brasil, premiado como melhor espaço na maior feira de alimentos e bebidas da América Latina

O pavilhão Brasil, que teve participação de empresários e representantes do governo do Acre, foi premiado como melhor espaço internacional na maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, a Expoalimentaria, que se encerrou neste final de semana, em Lima, no Peru.

A Embaixada do Brasil ofereceu o prêmio aos empresários brasileiros presentes no evento. A adida agrícola, Ângela Pimenta, fez questão de comemorar a classificação com empreendedores acreanos e rondonienses.

Embaixada do Brasil no Peru dedicou o prêmio aos empresários do Acre e Rondônia presentes na feira. Foto: Jairo Carioca

Além de negociações prospectadas nos três dias de feira, para facilitar o acesso a produtos peruanos, a Embaixada do Brasil organizou visitas de empresários acreanos nas redes de supermercados Wong Cencosud e Plaza Vea. Durante toda a última sexta-feira, 30, os empreendedores conheceram as tradicionais linhas de produtos da indústria, do comércio e dos serviços peruanos.

O empresário Carlos Rocha, proprietário de uma indústria de panificação em Rio Branco, avaliou como positiva as rodadas de negócios com compradores de renome. Um dos produtos típicos do Peru, o alho, vai ser testado na panificação acreana. “Eles produzem o alho de forma pastosa, coisa que não encontramos no Brasil. Um dos carros chefes de nossa panificação é o pão de alho. Vamos testar, se der certo, importaremos esse produto”, garantiu Rocha.

Empresários conheceram produtos peruanos com potencial de importação visando fortalecer rota interoceânica. Foto: Jairo Carioca

Para o vice-presidente do sindicato das indústrias alimentares do estado do Acre, Beto Moreto, o encontro quebrou as barreiras de dificuldades entre os produtores. Além do café, outros alimentos passarão a ser negociados entre empresários do Acre e de várias regiões do Peru. “Superou as nossas expectativas, essa missão vai render excelentes resultados a curto prazo para a economia acreana. A ideia é a de casar ofertas para futuras exportações e importações”, acrescentou Moreto.

O titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, agradeceu em nome do governo do Estado a todos os empresários que participaram da missão empresarial em Lima. Para ele foi dado um passo importante para a economia acreana.

“Quero agradecer de coração, em nome do governo do Estado pela confiança que todos depositaram nesta missão. Parabenizar todas as instituições empresariais que contribuíram, em especial o Fórum de Desenvolvimento, o Sebrae, a Federacre, a Fieac, a Faec e a Fecomércio. Agradecer o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga e, especialmente, o governador Gladson Cameli que tem dado total apoio nesta pauta de comércio exterior”, acrescentou Mesquita.

Estande com produtos acreanos foi um dos mais visitados durante os três dias de Expoalimentaria. Foto: Estalin Coquin/Federacre

A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra disse que o sucesso da feira é apenas o começo. “Voltamos para casa com a certeza do dever cumprido. Sei que cada um de nós tem consciência de que o sucesso alcançado foi só o começo. Temos muito trabalho a fazer”, avaliou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter