Acre participa do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer

Ocorreu em Palmas, capital de Tocantins, a 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. O evento, realizado no Palácio Araguaia, contou com a presença do secretário adjunto de Esportes do Acre, Mauro de Deus. Durante o encontro, também estiveram presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Estado do Tocantins, João Oliveira, e 18 secretários estaduais de Esporte e Lazer do país.

O objetivo do fórum é discutir políticas públicas para esporte e juventude, fomentando discussões sobre os programas desenvolvidos nos Estados brasileiros. Os principais temas abordados foram: Olimpíadas Escolares, Olimpíadas 2016, ações da Secretaria Nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte e funcionamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Esporte.

Além desses assuntos, foram realizadas discussões a respeito do Tribunal de Justiça Desportiva, bem como alternativas para sistemas esportivos estaduais e a apresentação do Manbol (nova modalidade esportiva).

O secretário Mauro de Deus foi um dos palestrantes, abordando o tema “Uma Política Unificada do Esporte entre os Estados para um Fortalecimento Olímpico na perspectiva de 2016”. Neste tema, ele falou sobre a possibilidade de os Estados terem programas considerados essenciais para o fortalecimento dos esportes olímpicos unificados, como, por exemplo, o Bolsa Atleta, já realizado no Acre.

Segundo o secretário, é fundamental que os Estados tenham seus próprios centros de treinamento. “É inadmissível que atualmente existam Estados que não possuam seus centros de treinamento, principalmente nas vésperas de uma Copa do Mundo e de uma Olimpíada que serão realizadas no Brasil, e o Ministério do Esporte tem que apoiar”, defendeu Mauro de Deus.

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, concordou com a proposta e revelou que vai apoiar todos os Estados que ainda não têm seus centros de treinamentos, pois o esporte está passando por um momento único, e os Estados devem aproveitar a ocasião.

Mauro de Deus disse ainda que o Acre tem um governo audacioso em suas ações e que não mede esforços para promover o desenvolvimento do esporte. Ele propôs que o Acre seja sede de um dos encontros dos secretários estaduais de Esporte em 2013.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter