Em Brasília

Acre participa do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social

Reunião tem o objetivo de discutir e pactuar as políticas de assistência social

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participa nos dias 23 e 24 de julho, na sala de reuniões do Conselho Nacional de Assistência Social,  em Brasília, da reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (FONSEAS) e da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

O evento tem o objetivo de discutir e pactuar as metas dos programas, serviços e projetos da Política de Assistência Social, garantindo a participação democrática dos três entes federados.

Dentre as pautas da reunião, está o novo desenho para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Foto: Cedida

Para a secretária da SEASDHM, Claire Cameli, é muito importante o Estado participar dessas discussões que ocorrem, de acordo com calendário pactuado, no início do ano. “Precisamos mostrar no cenário nacional a realidade dos estados amazônicos.  Nossas dificuldades e nossas possibilidades para a oferta da Política de Assistência”, disse.

Dentre as pautas desta reunião, está o novo desenho para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), tema que vem sendo discutido pelo Estado do Acre enfatizando, priorizando e promovendo a defesa em garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

“Sem a nossa participação, o nosso estado, os demais entes e a União acabam por pactuar metas e diretrizes que são impraticáveis e inalcançáveis no Acre, considerando nossa geografia e o acesso aos municípios isolados, por isso a importância em estarmos participando e contribuindo com as discussões”, completou Claire Cameli.