Acre participa do Fórum da Paisagem Global, em Lima

Governador Tião Viana fala os principais exemplos de atividades sustentáveis do Acre (Foto: Celis Fabrícia/Secom)
Governador Tião Viana fala os principais exemplos de atividades sustentáveis do Acre (Foto: Celis Fabrícia/Secom)

O estado do Acre participa ativamente das discussões sobre mudanças climáticas, como mitigar esses impactos e também como gerar renda conservando a floresta. Pelos resultados alcançados com a política de desenvolvimento sustentável, é um dos participantes do Fórum da Paisagem Global, do inglês GLF – Global Landscapes Forum.

Organizado pelo Centro para Pesquisa Florestal Internacional (Center for International Forestry Research- CIFOR) e Organização Internacional de Madeiras Tropicais (International Tropical Timber Organization – ITTO), em Lima, o fórum reuniu entre os dias 6 e 7 de dezembro diversos atores envolvidos nas questões de negociação do clima.

Na manhã de sábado foi organizado o painel: Formando novas alianças para alcançar estados e províncias tropicais sustentáveis. Uma das questões abordadas foram as salvaguardas ambientais, mecanismos de proteção ambiental, voltadas à população indígena. O estado do Acre tem 15 diferentes povos. “O Acre tem uma história de relação intensa com povos indígenas porque entende que o processo de diálogo é vital, faz parte do processo de desenvolvimento sustentável do Estado”, destacou Dande Tavares, diretor da Companhia de serviços ambientais do Acre, um dos painelistas.

Em seguida foram as falas de governadores representantes da Força Tarefa para o Clima e Florestas (GCF), entre eles o acreano Tião

Representantes de organizações e entidades de diversas partes do mundo participam do Fórum (Foto: Celis Fabrícia/Secom)
Representantes de organizações e entidades de diversas partes do mundo participam do Fórum (Foto: Celis Fabrícia/Secom)

Viana. “Para nós é essencial que parceiros regionais estejam mais perto de nós. Queremos um modelo integrado para crescer juntos em desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e crescimento econômico”, convocou o governador.

Ainda durante a mesa redonda o governador falou sobre a incorporação de tecnologia e valor agregado aos produtos e serviços florestais, sem danos ambientais e finalizou explicando os avanços das políticas de desenvolvimento econômico sustentável desenvolvidas no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter