O governo do Acre, por meio da Ouvidoria-Geral da Controladoria-Geral do Estado (CGE), participou do 27º Congresso Nacional de Ouvidores, realizado no Rio de Janeiro (RJ) de segunda-feira, 2, a quarta, 4. O evento reuniu especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas para discutir o tema “As ouvidorias e o compromisso ético: metas e resolutividade”.
Durante o congresso, foram discutidas estratégias para aprimorar a transparência e a comunicação entre os órgãos públicos e a população, destacando a necessidade de utilizar tecnologias modernas para facilitar o acesso às informações e agilizar processos, bem como metas para aumentar a efetividade na resolução das solicitações.
A Ouvidora-Geral do Estado, Márcia Cristina Portela, destacou a relevância do evento: “Participar de um evento dessa magnitude possibilita aprimorar nossas práticas através de experiências exitosas de outros estados, além de significar um aprendizado imensurável, considerando as trocas de saberes com o excelente corpo de palestrantes. Somos gratos pela oportunidade de estarmos aqui hoje”.
A capacitação dos servidores é essencial para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Ao se conectarem com as melhores práticas e estratégias de outras ouvidorias, os participantes retornam ao Acre mais preparados para lidar com as demandas da sociedade, de maneira ágil e eficaz, aumentando a satisfação dos cidadãos e a confiança nas instituições públicas.
Participaram do evento representantes das ouvidorias setoriais da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), de Administração (Sead), de Agricultura (Seagri), da Fazenda (Sefaz), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e de Obras Públicas (Seop), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac).
Para a servidora Jade Maia, da Sead, é realmente imprescindível a participação de todo ouvidor em um evento como esse, porque, além da capacitação, há também o networking. “Temos a oportunidade de conhecer outras ouvidorias do país e podemos ver como estão trabalhando com demandas similares às nossas. Voltaremos ao nosso estado com muito mais conhecimento e com diversas ideias para colocar em prática em nossas secretarias. Estamos aprendendo a ouvir melhor, entender melhor e a solucionar melhor os problemas que chegam até nós”, analisou.