Acre participa de troca de experiências com secretários de segurança de todo o país

O último dia da 90ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Brasília, nesta quinta-feira, 9, foi marcado pela apresentação de temas nacionais. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou do evento.

Acre participa de troca de experiências com secretários de segurança de todo país. Foto: Ascom/Sejusp

O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destaca que estão sendo debatidos temas como recursos para investimento, enfrentamento ao tráfico de drogas, reincidência criminal, uso das tecnologias no combate à criminalidade e acidentes de trânsito.

O gestor apresentou os cases de sucesso do estado. “O Apolo é uma ferramenta de inteligência com a qual nós conseguimos fazer qualquer reconhecimento facial, ao abordar uma pessoa que tem a identidade tirada no Acre. Nós já compartilhamos esse aplicativo com Rondônia e Mato Grosso, e ele está disponível para todos os estados que tenham interesse”, destacou.

O secretário mencionou ainda a ferramenta Oráculo, outro exemplo de tecnologia de sucesso desenvolvido pela Sejusp do Acre e que permite o acesso a informações antes limitadas a grandes empresas de tecnologia. “O Oráculo também produz estatísticas, rede de relacionamento das pessoas que são identificadas e essa plataforma serve mais para a inteligência. Ambas as plataformas fazem consultas de mandato judicial, mandato de prisão e também o Apolo vai buscar as passagens nas câmeras de videomonitoramento colocadas em pontos estratégicos da cidade. Essas tecnologias são fundamentais para o combate à criminalidade em nosso estado”, declarou.

Bancada dos secretários de Segurança Pública de todos os estados do país. Foto: Ascom/Sejusp

O próximo encontro do Consesp será realizado em Alagoas, em agosto. O Acre deve sediar o evento em 2025.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter