A convite da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, o governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, participou esta semana da programação do Dia do Bambu, alusivo à 28ª Semana de Engenharia e Tecnologia.
O evento foi realizado pela universidade, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Bambu, Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com o objetivo de divulgar a ciência, a tecnologia e a inovação, utilizadas na aplicação do bambu como biomaterial ambientalmente sustentável.
Na oportunidade em que foram promovidos debates e palestras sobre o uso e promessas da nova fibra do século, a diretora-presidente da Funtac, Sílvia Luciane Basso, apresentou o resultado de programas, experimentos e pesquisas que têm sido desenvolvidos no Acre nesse sentido.
Com o tema “Potencial da Biotecnologia nos Bambuzais da Amazônia”, foi apresentada uma palestra aos participantes. A diretora também representou o Acre na mesa-redonda intitulada “Química Fina”, que trouxe a reflexão sobre os resultados de pesquisas realizadas pela Funtac nos últimos anos.
Compareceram ao evento investidores, pesquisadores, industriais e universitários interessados na fibra de alto valor agregado.
“A participação do Acre foi extremamente importante, por poder apresentar as ações inovadoras, como o Programa Estadual do Bambu, assim como a aplicação de programas dos governos federal e estadual. Uma oportunidade ímpar para que se garanta mais visibilidade ao que o estado produz na área de cosméticos e engenharia. Além disso, foi um intercâmbio que nos possibilitou pensar no que podemos desenvolver juntos em várias áreas e aspectos e em estratégias para superarmos algumas dificuldades”, declarou Silvia.