A delegação acreana na Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW 2023, sigla em Inglês) participa da Oficina “Impulsionar o financiamento com integridade social e ambiental para as florestas”, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, siga em Inglês), nesta segunda-feira, 22, no Panamá.
Representada pela secretária dos Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara; o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, e o chefe da Procuradoria de Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Acre (PGE), Rodrigo Neves, a comitiva participa a convite dos representantes do PNUMA e PNUD.
O evento reúne gestores públicos, representantes de governos e parceiros internacionais estarão reunidos para compartilhar ideias e facilitar a compreensão da estrutura financeira e jurídica sobre como se darão as propostas de financiamento climático, bem como as responsabilidades a serem assumidas e a identificação de questões políticas relevantes e deveres por parte das jurisdições.
A oficina tem duração de três dias e encerra nesta quarta-feira, 25, e pretende fortalecer o diálogo e avaliar alternativas para impulsionar a integridade ambiental e social de REDD+ nos países da região, com respeito as salvaguardas, confiabilidade e integridade dos créditos de carbono.
Outro objetivo é identificar necessidades e prioridades dos países que podem ser abordadas no âmbito do quadro da Assistência Técnica do Programa (UN-REDD, sigla em Inglês). Ao longo desses três dias também serão debatidas questões relacionadas ao processo de elaboração de documentos de intenção para acesso a financiamento climático do LEAF, o ERPA, que é outro importante ponto de discussão ao longo da programação.
Saiba mais – O LEAF – Tradução: (Reduzindo Emissões Acelerando o Financiamento Florestal) é uma iniciativa global lançada em abril de 2021, com o objetivo de acelerar a ação contra as mudanças climáticas por meio do financiamento da conservação de florestas tropicais. A iniciativa busca mobilizar pelo menos 1 bilhão de dólares em financiamento para países comprometidos com a proteção de suas florestas e redução do desmatamento.