Acre participa de mostra para uso de nova plataforma de vigilância em saúde

O governo do Acre, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou durante esta semana, da 1ª Mostra Nacional de Experiências no Uso da Plataforma EIOS, utilizada para o monitoramento de rumores referentes à vigilância em saúde.

Evento visou o compartilhamento de experiências entre os estados. Foto: cedida

A plataforma EIOS (do inglês, Epidemic Intelligence from Open Sources) visa detectar, em meios de mídia digital, rumores ou eventos que sejam potenciais emergências de saúde pública, de forma oportuna e precoce, permitindo a avaliação rápida e intervenções imediatas de controle.

“A iniciativa EIOS é uma colaboração entre vários países, pois, em um mundo cada vez mais conectado, as ameaças à saúde pública têm o potencial de se espalhar rapidamente dos níveis locais para nacional, regional e internacional, afetando a segurança da saúde local, nacional e global mais rapidamente do que nunca”, explicou Milena Lopes, técnica do Cievs e participante do evento.

Equipe técnica do Cievs Acre. Foto: cedida

O Brasil já possui 412 profissionais capacitados nessa plataforma. No Acre há seis pessoas capacitadas, sendo 164 Cievs em todo o país. A Sesacre possui quatro unidades: estadual (ligada diretamente à Sesacre), Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter