Acre participa de mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Dez bairros da capital com maior concentração de infestação pelo Aedes aegypti serão visitados (Foto: Assessoria/PMRB)
Dez bairros da capital com maior concentração de infestação pelo Aedes aegypti serão visitados (Foto: Assessoria/PMRB)

No intuito de mobilizar a população para que se torne agente de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, será realizada neste sábado, 13, a Mobilização Nacional para Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

A ação é coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Saúde. A ação será simultânea em 353 cidades do país.

Em Rio Branco, participarão cerca de 400 militares, 90 bombeiros e 120 Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que estarão visitando bairros onde é maior o índice de infestação pelo mosquito. Na ocasião, serão distribuídos folhetos explicativos, e a população será orientada sobre como eliminar os focos do Aedes aegypti.

O evento tem início às 8 horas e contará com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, representantes do gabinete da Presidência da República e das secretarias que compõem a Sala de Situação e Controle no Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o governador Tião Viana e os secretários estadual e municipal de Saúde.

A partir da próxima segunda-feira, 15, os militares voltam às ruas para atuar no combate direto ao mosquito, com inspeção de imóveis e eliminação dos focos do vetor.