Acre participa de fórum sobre nova rota que integra Brasil a um megaporto no Pacífico

Presidente do Conselho de Ministros do Peru ressalta papel acreano na integração do Brasil com o Peru

mapa.jpgO Governo do Acre apresentou nos dias 7 e 8 de março os desafios e avanços na consolidação do processo de integração entre Acre e Peru durante a realização do 2º Foro Carretera Interoceânica – Rota 26, realizado na cidade de Abancay, capital do departamento de Apurímac, no Peru. A Rota 26, segundo o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, se constitui num importante eixo da  Rota Internacional Amazônia-Andes porque ligará o Brasil, através do Acre, ao megaporto de San Juan de Marcona, que está sendo construído no departamento de Ica.  A Rota 26 dá bom acesso rodoviário a Lima.

 

Naquele megaporto desembarcarão produtos de todas as partes do mundo transporte em grandes transatlânticos. De Rio Branco a San Juan, na costa do Pacífico, são menos de 1,8 mil quilômetros, metade do percurso em direção ao Atlântico, desde o Acre até o porto de Santos.

Várias autoridades peruanas participaram do encontro, incluindo o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Jorge Del Castillo, que reconheceu no Acre o papel de importante eixo do processo de integração Brasil-Peru. "O fórum foi muito importante na medida em que reafirmou a decisão de conhecer e difundir a nova rota da integração e também a Rota Internacional Amazônia-Andes, além de promover o fortalecimento da relação entre Peru e Brasil através do Acre", disse Cassiano Marques.

Dono de uma das empresas que mais investem nas rotas de integração andina, a agência de turismo  Maanaim, João Bosco Nunes concorda com Marques e diz a integração é um processo em avançado estágio de consolidação. "Da Estrada do Pacífico vão ficar faltando, até o final deste ano, só trinta quilômetros para se chegar a Maldonado. De lá a estrada é de cascalho.  Portanto, o trânsito vai ser muito bom de Rio Branco a Cuzco e de lá até Lima", disse Bosco.

 

 

Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre