Presidente do Conselho de Ministros do Peru ressalta papel acreano na integração do Brasil com o Peru
Naquele megaporto desembarcarão produtos de todas as partes do mundo transporte em grandes transatlânticos. De Rio Branco a San Juan, na costa do Pacífico, são menos de 1,8 mil quilômetros, metade do percurso em direção ao Atlântico, desde o Acre até o porto de Santos.
Várias autoridades peruanas participaram do encontro, incluindo o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Jorge Del Castillo, que reconheceu no Acre o papel de importante eixo do processo de integração Brasil-Peru. "O fórum foi muito importante na medida em que reafirmou a decisão de conhecer e difundir a nova rota da integração e também a Rota Internacional Amazônia-Andes, além de promover o fortalecimento da relação entre Peru e Brasil através do Acre", disse Cassiano Marques.
Dono de uma das empresas que mais investem nas rotas de integração andina, a agência de turismo Maanaim, João Bosco Nunes concorda com Marques e diz a integração é um processo em avançado estágio de consolidação. "Da Estrada do Pacífico vão ficar faltando, até o final deste ano, só trinta quilômetros para se chegar a Maldonado. De lá a estrada é de cascalho. Portanto, o trânsito vai ser muito bom de Rio Branco a Cuzco e de lá até Lima", disse Bosco.
Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre