Acre participa de evento de inovação para o desenvolvimento sustentável, em Cuiabá

O Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), seu mestrado profissional, realizam durante esta semana, em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o 17º Encontro Nacional Fortec, 13º ProspeCT&I e 8º Congresso Internacional do Profnit.

Os três eventos, em conjunto, iniciaram na segunda-feira, 23, devem finalizar na sexta-feira, 27, e são realizados para que empresas e órgãos governamentais discutam e apontem soluções para o fortalecimento da geração de conhecimento e inovação no Brasil. O governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), participa da iniciativa representado pela presidente da instituição, Iuçara Souza, e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Valena Moraes.

Acre participa de evento de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, em Cuiabá (MT). Foto: Ascom/Fortec

Com o tema “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, a realização conta com 12 mesas de discussão, seis oficinas temáticas, atividades com parceiros internacionais e atividades tradicionais como o ‘Conte-me Algo que Não Sei’, ‘Pitch Invertido’ e trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos do PROFNIT.

Iuçara Souza, presidente da Funtac e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição, Valena Moraes. Foto: Ascom/Fortec

Iuçara Souza ressalta que a participação busca levar para os representantes do evento nacional e internacional o que o Acre vem desenvolvendo na transmissão de inovação e tecnologia em todo o território estadual e absorver o que pode ser implementado na região.

“É de extrema importância estar presente em uma solenidade de ampla magnitude como esta, que possibilita a criação de conexões que possam discutir as necessidades do estado acreano, assim como apresentar o que já estamos produzindo com determinação e maestria para a melhoria da população”, destacou.

Propriedade intelectual, transferência de tecnologia, prospecção tecnológica e gestão de NITs são temas transversais a todas as discussões do encontro, que pretende gerar conhecimento para o aperfeiçoamento da relação ICT-empresas e para políticas públicas em prol da inovação para todo o país.

No mesmo local do evento Fortec-Profnit, no Centro de Eventos do Pantanal, ocorre o Workif  – 8º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), um dos anfitriões locais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter