Acre participa de encontro nacional sobre controle da malária

A 21º Reunião Nacional de Avaliação e Planejamento do Programa Nacional de Controle da Malária acontece em Brasília de 29 a 31 de maio e vai reunir profissionais das Secretarias de Saúde de todo o Brasil para que mostrem suas experiências no combate à malária.

O Acre foi convidado para apresentar dois painéis: Experiência na área de capacitação de recursos humanos no controle da malária, apresentado pela gerente de vigilância em saúde, Izanelda Magalhães, e a experiência do Estado do Acre quanto a supervisão dos postos de diagnóstico de malária, apresentado pela gerente estadual de endemias, Thayna Holanda.

Leia mais

Mosquiteiros impregnados serão distribuídos na região do Juruá

Acre tem a maior redução de casos de malária do Brasil

Acre é o vice-campeão das Américas no combate à malária

A qualificação técnica dos profissionais é realizada em parceria com a Escola Técnica Maria Moreira da Rocha. São vários cursos, entre eles o de técnico de vigilância em saúde, capacitação dos profissionais que realizam diagnóstico de malária; técnico de análises clínicas com ênfase no diagnóstico de malária, hanseníase, tuberculose, filariose (elefantíase), doença de Chagas e leishmaniose.

“A realização destes cursos técnicos é fundamental para a identificação das competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho dos profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às ações de prevenção, objetivando a diminuição de riscos à saúde, além de conferir identidade profissional aos trabalhadores da saúde, sendo esta última uma das estratégias de valorização do trabalhador”, avalia Izanelda Magalhães.

Estratégia de Supervisão sistemática dos Postos de Diagnóstico

As Supervisões nos Postos de diagnóstico no nível local são realizadas mensalmente pelos supervisores de campo que preenchem os instrumentos de supervisão e diante das situações encontradas realizam imediatamente as adequações necessárias.

Após as supervisões, encaminham as fichas preenchidas para a gerência local que por sua vez consolida as informações e encaminha para a esfera estadual que avalia as informações, e quando necessário emite alertas para que sejam corrigidas as situações que se encontrem inadequadas e posteriormente envia as informações para esfera federal a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados.

Atualmente o Estado do Acre vem apresentando indicadores positivos no que se refere a essa ação, visto que 99,45% dos casos são tratados antes de 24 horas, média esta superior à nacional, que é de 97,36%, sendo este tratamento supervisionado pelos Agentes de endemias.

E quanto ao prazo para início do tratamento dos pacientes, após os primeiros sintomas da doença, o Estado apresenta média de 66,8% de casos tratados antes de 48 horas, média também superior à nacional que é de 55,4%. As ações de Vigilância dos pacientes é fator primordial para as ações de controle da doença.

“Um dos pilares para o controle da malária é o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno da doença, tendo em vista que é por meio desta ação que é possível o corte da cadeia de transmissão da doença. Essa estratégia na rotina das ações de controle é muito importante, pois é o que garante a qualidade do diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e o Acre executa com excelência essa estratégia”, assegura Thayna Holanda.

Redução dos casos de malária é cada vez maior

Se comparado janeiro a abril de 2011, quando houve notificação de 9.164 casos no Estado com o mesmo período de 2012 que apresentou 7.327 casos, houve uma redução de 20% nos casos de Malária. Ações como a qualificação de profissionais, supervisão dos postos de diagnóstico, rotina das ações, utilização dos mosquiteiros impregnados e educação para a prevenção da doença são alguns dos fatores que contribuem para a redução dos índices.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter