Acre participa de debate sobre estratégias para aumento da cobertura vacinal do Conselho de Secretarias de Saúde

Para debater o tema “Mostra da gestão estadual do SUS: experiências exitosas para recuperação das coberturas vacinais”, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), participou nesta quinta-feira, 18, de uma reunião conjunta das câmaras técnicas de Comunicação em Saúde e de Epidemiologia do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), em Brasília.

Reunião conjunta das câmaras técnicas de Comunicação em Saúde e de Epidemiologia do Conass. Foto: Assessoria Conass

A reunião teve por objetivo discutir estratégias para o aumento da cobertura vacinal no Brasil, combater a desinformação e promover a saúde pública, por meio de relatos de experiências exitosas e a troca de aprendizagem entre as secretarias estaduais de Saúde (SES).

O Programa Nacional de Imunização (PNI) é referência mundial. O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que ofertam, de maneira universal, um rol extenso e abrangente de imunobiológicos.

De acordo com a diretora de Regulação e Redes de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Beatriz Souza, a taxa de cobertura vem caindo nos últimos anos, colocando em alerta especialistas e gestores. Diversos fatores contribuem para a diminuição da cobertura vacinal, como o acesso aos imunizantes, os sistemas de informação e a desinformação.

Equipe da Sesacre participou da reunião do Conass. Foto: Assessoria Conass

“O Acre está sendo prioridade na ação do Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Vacinação, com investimentos na multivacinação. Com isso, estamos atualizados e tendo muitos reforços para o avanço da cobertura vacinal e ações municipais, que são protagonistas na aplicabilidade das vacinas. Um encontro como esse é de grande valia para o Acre, com melhores ações voltadas para a população”, apontou Ana Beatriz Souza.

Conass

O Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, como gestores oficiais das pastas.

O Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

A instituição tem por missão articular, representar e apoiar as SES, formular políticas de saúde, promover e disseminar informação, produzir e difundir conhecimento, inovar, incentivar a troca de experiência e atuar permanentemente em defesa do SUS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter