Acre participa de debate sobre educação midiática no Senado

O I Seminário de Educação Midiática, promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, reuniu na tarde desta segunda-feira, 8, em Brasília, estudiosos e especialistas para discutir a importância do consumo consciente e crítico de informações veiculadas pela imprensa e redes sociais, evitando cair, por exemplo, em fake news e outros tipos de desinformações.

Seminário de Educação Midiática, promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, nesta segunda-feira, 8. Foto: divulgação do evento

Aberson Carvalho, secretário de Educação do Acre, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no evento. Durante a apresentação do painel 2, “Educação Midiática na prática: exemplos e impactos”, Carvalho destacou os desafios enfrentados durante a pandemia e a necessidade de integração com o mundo tecnológico.

“O estado do Acre passa por um processo de reformulação geral, com a implantação do Programa de Educação Conectada. Todos os alunos do ensino médio têm acesso a um tablet com internet, chamado de Escola em Casa, como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional”, explicou o secretário.

Carvalho ressaltou a importância da regulamentação do ambiente online no Brasil e a necessidade de estabelecer limites para garantir um uso responsável da internet. Ele enfatizou os benefícios do programa EducaMidia – da Organização Não Governamental Instituto Palavra Aberta, com apoio do google.org -, na transformação da relação entre professores e alunos, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas.

“É fundamental que a educação avance nesse debate e na adoção dessas ferramentas, garantindo que não retrocedamos a uma era de não utilização das tecnologias disponíveis”, concluiu o secretário de Educação do Acre. O evento proporcionou reflexões importantes sobre o papel da educação midiática na formação de cidadãos críticos e conscientes.

Com informações do Consed

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter