O governo do Estado do Acre, por meio do Programa REM Acre – Fase II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), participa do painel “Lições aprendidas nas experiências de implementação dos programas REDD+ a nível jurisdicional”, na Semana del Clima de América Latina y el Caribe (LACCW 2023). O evento é organizado pelo governo do Panamá e ocorre entre os dias 23 e 27 de outubro, na Cidade do Panamá, capital do país.
O objetivo do painel é compartilhar e socializar as experiências aprendidas durante a implementação do programa de pagamento por resultados de REDD+ do Acre e Mato Grosso, além do REDD+ Tocantins, mostrando que é possível conciliar o desenvolvimento com o meio ambiente, contribuindo para a conservação das florestas e redução das emissões de gases de efeito estufa.
A coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Roseneide Sena, destaca a importância de compartilhar as lições e aprendizados dos 11 anos do Programa REM no Acre, “é um momento importante para a difusão do Programa, tendo em vista que o propósito maior é a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas oferecendo melhores condições de vida a quem garante isso, que são as populações indígenas, os extrativistas e os produtores familiares”, ressaltou a coordenadora.
A LACCW 2023 promoverá um espaço para que a sociedade civil e gestores públicos, políticos, profissionais e empresas troquem informações e ideias para as soluções climáticas, ultrapassando barreiras das regiões latino-americanas. A Semana del Clima de América Latina y el Caribe é uma das quatro Semanas Regionais do Clima realizadas neste ano para impulsionar as discussões sobre o tema antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 28, a ser realizada nos Emirados Árabes Unidos em dezembro, e antes também da conclusão do primeiro Global Stocktake (Balanço Global), projetado para traçar o caminho rumo ao cumprimento das principais metas do Acordo de Paris.
Para a mediadora do painel, Elsa Mendoza, do Earth Innovation Institute (EII), “as discussões que irão acontecer na LACCW 2023 são para procurar novos caminhos e experiências como alternativas para a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento ambiental”, destacou.
Pelo estado do Acre participam do evento o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho e a secretária de Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara.
O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados a conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.