O evento aconteceu na terça-feira, 27, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi discutir temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, expressando o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política.
Estiveram presentes ao Fórum representantes de 23 Estados do Brasil, todos os secretários do Ministério do Turismo e o ministro de Turismo em exercício, Valdir Moysés Simão, sendo o Acre representando pela secretária de Turismo e Lazer Ilmara Lima.
Umas das pautas abordadas durante o congresso foi a participação dos Estados no Congresso Anual da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que será realizada entre 24 e 26 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro, e será marcado por novidades, entre elas a criação de um espaço focado no mercado corporativo, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
“Discutimos e analisamos a execução de alguns planos de ação já definidos para 2012, traçar metas e discutir com o Ministério do Turismo é de grande importância para todos os estados. O setor depende dessas discursões para ter reconhecida a sua importância econômica, institucional e governamental, além da sociedade. O Brasil precisa reconhecer importância estratégica do turismo para o país”, disse a secretária Ilmara Lima.
Outras pautas foram debatidas durante o congresso, como turismo nas áreas indígenas, e a proposta de programa federal de Incentivos para a Cadeia Produtiva do Turismo Nacional, que estabelece regras e critérios para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos para apoio aos programas que visam o desenvolvimento do turismo.
O Fórum atua, junto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo.
Após o Fórum a secretária participou de um almoço que foi realizado para o lançamento dos Anais do Seminário Políticas Ambientais para a Sustentabilidade na Copa do Mundo, realizado em agosto de 2011 na Estância Ecológica Sesc Pantanal. O Seminário teve como tema principal o turismo sustentável e preservação ambiental; e a utilização das unidades de conservação para a Copa do Mundo de 2014.