Acre participa da 15ª edição do Salão do Artesanato, em Brasília

Mãos que tecem, que pintam, que bordam e que produzem o artesanato acreano. Por meio do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), em parceria com o Sebrae, a cultura do Acre está representada nas peças presentes na 15ª edição do Salão do Artesanato, em Brasília.

O Acre levou peças de decoração, biojoias e vestuário, feitos em madeira, sementes e cerâmica. Foto: José Caminha/Secom

A feira é realizada entre os dias 4 e 8 de maio, de quarta a sábado das 10h às 22h e no domingo, das 10h às 20h, no Shopping Pátio Brasil.

O evento funciona como uma grande vitrine para o artesanato acreano, que geralmente fica nas primeiras colocações em vendas. Nesta edição, 25 estados brasileiros participam.

Dez artesãos acreanos participam da feira. Foto: José Caminha/Secom

Este ano, dez artesãos acreanos participam. “Todos os anos, fazemos um grande esforço para que nossos artesãos possam participar. Essas feiras nacionais são importantes para que a produção artesanal do nosso estado ganhe reconhecimento e destaque”, salienta a coordenadora do artesanato do Acre, Suelany Paiva.

O artesão Antônio Kleder Bezerra, que há mais de 20 anos participa de feiras nacionais, garante que o espaço é uma oportunidade de levar as peças para o Brasil e para o mundo.

“Nessas feiras conhecemos os principais lojistas do ramo. Em 21 anos de trabalho, já vendi meu artesanato para a Alemanha, Holanda e todos os estados brasileiros”, declara.

O artesão Antônio Kleder com a sua cliente Evelena de Carvalho. Foto: José Caminha/Secom

A acreana Evelena de Carvalho, que mora há 35 anos em Brasília, fez questão de prestigiar a feira.

“Nosso artesanato é sensacional, primoroso, se destaca nessa feira. E eu não poderia deixar de ficar com um pouquinho da minha terra aqui em Brasília. Comprando essas peças mato um pouco das saudades do meu Acre”, relatou.

A artesã Glads de Fátima Mourão, que trabalha peças em cerâmica, participa pela primeira vez da feira.

O artesanato acreano é sempre destaque na feira. Foto: José Caminha/Secom

“Estou surpresa com o nível da feira e com os possíveis contatos que faremos aqui. Tenho prazer em ser acreana e estar representando meu estado com os meus produtos”, frisou.

Peças em cerâmica produzidas no Acre. Foto: José Caminha/Secom

Natasha de Mesquita, artesã em porcelanato, também está em sua primeira edição de feira.

“Aqui, estamos tendo noção da grandiosidade que é essa feira. Nosso artesanato está sendo levado para o Brasil e para o mundo. A expectativa é fazer excelentes negócios e encontrar os principais lojistas do ramo”, reforçou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter