“Acre, o Voo da Águia” é lançado em Rio Branco e narra a evolução do estado

O lançamento foi marcado pela lembrança da geração que optou pelo desenvolvimento sustentável para o estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O lançamento foi marcado pela lembrança da geração que optou pelo desenvolvimento sustentável para o estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O livro “Acre, o Voo da Águia”, de autoria do professor José Fernandes Rêgo, com colaboração do governador Tião Viana e do jornalista Gilberto Braga, foi lançado nesta quarta-feira, 20, em Rio Branco. A obra narra o processo de evolução do desenvolvimento sustentável no Acre, traz elementos teóricos e também mostra na prática como o estado mudou nos últimos 16 anos.

“O professor Rêgo é o maior estudioso em desenvolvimento que eu conheço. Nesse livro ele traduz o ideário de uma geração de cinco governos que buscou ser um exemplo na Amazônia: é possível conservar e viver. É possível conservar o patrimônio florestal e ambiental do Acre com qualidade de vida e autonomia”, disse Tião Viana, durante a solenidade.

O governador também lembrou que a obra mostra, a partir da história do estado, como sua população e sua cultura foram determinantes para a opção de desenvolver com sustentabilidade.

“Floresta é, sobretudo, cultura”, afirma Rêgo, para exemplificar por que o estado optou por desenvolver sem destruir seus recursos naturais. “O Acre cresce e segue seu caminho, sempre para frente”, diz, lembrando que hoje, durante o governo Tião Viana, foi dado um salto na economia, sem deixar de proteger de forma efetiva a natureza.

Ele cita o modelo público-privado-comunitário como um exemplo de integração do grande capital com as pequenas propriedades, orientadas pelo Estado.

Rêgo acredita que as bases para que o estado continue evoluindo estão firmes e que a consciência geral agora é “desenvolver sem desmatar”. E com as cadeias produtivas, que carregam forte herança cultural, como a borracha, a piscicultura, a avicultura e a suinocultura, agora é seguir em frente. “A marcha do desenvolvimento sustentável é inevitável para o Acre”, diz.

Leia também: Testemunha da história do estado, José Rego lança o “Acre, o voo da águia”