Projeto vai atingir 17 mil alunos em 2011; para 2012 a meta é atingir 100 mil alunos da rede estadual de educação
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou na manhã desta terça-feira, 4, a primeira edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE). Serão 17 mil alunos beneficiados nessa primeira etapa. A meta é chegar a 100 mil estudantes da rede estadual de educação em 2012. A iniciativa, considerada inovadora, tem como objetivo promover o uso de jogos digitais como ferramentas de aprendizado.
Participarão dessa grande aventura digital dezenove escolas da cidade de Rio Branco e quatro escolas de Cruzeiro do Sul. A iniciativa já faz parte da agenda escolar do Estado de Pernambuco e também já teve edições realizadas no Rio de Janeiro. Recentemente recebeu o Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (E-GOV), destacando-se entre outros 76 projetos nacionais que envolvem iniciativas inovadoras para gestão pública.
A curiosidade em conhecer a nova ferramenta digital, que se apresenta de forma inovadora no sistema educacional com linguagem de rede social, permitindo interação com os conteúdos da escola, estava estampada no rosto de todos os alunos que participaram do evento de lançamento no Centro de Estudo de Línguas.
Para o secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, o projeto está inserido em um contexto de novas práticas de ensino que vêm sendo usadas em redes educacionais, visando transformar o aprendizado em algo mais dinâmico e integrado. "No caso da Olimpíada, isso é feito através do uso de games e ferramentas digitais de pesquisa na rotina escolar dos alunos e professores, o que contribui para uma educação flexível, que tem mais a ver com o mundo digital no qual nossos jovens se desenvolveram", afirma.
Luciano Meira, responsável pelo projeto, ressaltou que a OJE funciona como uma rede social rica em jogos digitais e atividades que desafiam os jogadores ao longo de uma aventura RPG que enfatiza habilidades cognitivas e colaborativas. "Os desafios da aventura incluem jogos casuais, enigmas inspirados no Enem, "wikigames" e jogos de realidade alternativa. Para a criação da Olimpíada foram levadas em conta cinco premissas: ludicidade, interação, narrativa, desafio e esforço ", esclarece.
O diretor de Inovação da SEE, Marco Brandão, ressaltou a sua alegria na implementação do projeto no Acre. "A ideia é transformar a escola num espaço atrativo, onde os alunos sintam prazer em frequentar. Com os jogos digitais, o aprendizado será de fácil absorção, pois os competidores estarão aprendendo brincando e se divertindo. Estaremos oferecendo um aprendizado dentro de uma lógica produtiva. Nossa intenção é aumentar de 23 para 150 escolas participando dos jogos digitais em 2012", revela.
Fase Classificatória será em dezembro
Na segunda fase da Olimpíada, os alunos deverão formar equipes entre si e com os professores para participar da fase classificatória, que vai até o dia 25 de novembro. Nessa fase aparecem os enigmas, que são integrados com os jogos e motivam os participantes para a aprendizagem direta através da apresentação de conteúdos curriculares de forma a favorecer o diálogo entre os alunos e seus professores. As equipes que se classificarem disputam o título de campeã da OJE na etapa final, que será realizada durante a primeira semana de dezembro.
Uma pesquisa realizada com 131 alunos participantes da Olimpíada em Pernambuco comprovou a eficácia do projeto. No estudo, 81% dos alunos afirmam que a OJE foi responsável por motivá-los a estudar e 26% confirmam que pesquisam mais na internet depois que passaram a participar da olimpíada digital.
Para fazer o cadastro e participar da OJE, os alunos, professores e gestores da rede devem acessar o site www.see.ac.gov.br.