Acre realiza programação contra abuso e tráfico de drogas

Para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, além das ações que o estado vem realizando no enfrentamento ao problema, realiza no período de 26 de maio a 26 deste mês várias atividades educativas e de conscientização por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com a campanha “Meu Vício é Viver, Educação para a Paz”.

O evento está sob a coordenação do Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, do Programa “Crack, é Possível Vencer”, e do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), em parceria com algumas instituições, como a PMAC (Proerd, Policiamento Escolar), Polícia Civil, Detran, CBMAC, Iapen e, em especial, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte, com apoio do Sebrae, Ministério Público do Estado, Senac e outros.

Entre as atividades deste ano, já foram realizados cursos do Proerd para pais em escolas localizadas em áreas vulneráveis e cursos de multiplicadores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, voltados para professores e profissionais da educação.

Nesta quinta-feira, 26, milhares de alunos caminharão pela paz em todas as regionais de educação da capital. No dia seguinte, frei Zeca fará uma palestra aberta ao público no Teatro Plácido de Castro, às 16 horas. Durante todo o mês de junho, a rede estadual de ensino também estará recebendo as cartilhas com dicas de segurança elaboradas pela Sesp e impressas em parceria com o Tribunal de Justiça.

“Essas atividades têm por objetivo levar informação à comunidade sobre os serviços existentes na área de segurança, saúde, assistência social, cidadania, justiça e cultura, além de conscientizar todos sobre a importância da corresponsabilidade  na luta contra as drogas”, disse a coordenadora do programa “Crack, é Possível Vencer”, Susie Lamas.

Sobre o dia 26

Dia 26 de junho é o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas. Anualmente, a ONU, por meio do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. Nessa data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas.

A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU, por meio da Resolução 42/112, de 7 de dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

 

tabela-caminhada-crack-PNG32

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter